Ao ocupar posições representativas e administrativas importantes dentro do Estado, movimento indígena e apoiadores encaram a possibilidade de uma maior participação capaz de romper com a política colonialista
Arquivos Mensais:março 2023
Como a desinformação digital desumanizou a crise humanitária Yanomami
Monitoramento do projeto Mentira Tem Preço mostra como influenciadores e jornalistas tentaram associar indígenas Yanomami ao garimpo ilegal e negar a identidade de uma comunidade.
Degradação pode atingir até 70% da floresta em 2050, diz pesquisador David Lapola
Cientista é o autor principal de estudo publicado pela revista Science que concluiu que 38% da floresta amazônica está degradada e projetou, pela primeira vez, qual será o nível de degradação da Amazônia no futuro – e as estimativas não são nada animadoras. A degradação da floresta provocada por ação humana está entre as principais fontes de emissão de carbono.
Como Bolsonaro reeditou política da ditadura militar para povos isolados
Cerco sobre indígenas isolados se intensificou nos últimos quatro anos; incentivo a invasões, omissão no combate à pandemia e emissão de certidões negativas fizeram povos reviverem a trágica política indigenista da ditadura militar
“A beleza do roçado indígena está na diversidade”, afirma a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha
A InfoAmazonia ouviu a antropóloga Manuela Carneiro Cunha sobre o projeto do governo do estado de Roraima que está introduzindo sementes transgênicas e agrotóxicos em território indígena no estado
Governo de Roraima contratou sócio de Denarium para projeto com uso ilegal de sementes transgênicas e agrotóxicos em terras indígenas
O uso de sementes geneticamente modificadas em terras indígenas é proibido pela legislação brasileira; empresa que forneceu insumos pertence a ex-deputado que é sócio do governador de Roraima em negócios ligados ao agronegócio.
Fundo Amazônia ganha importância na diplomacia brasileira e chama atenção de novos países
Principal doador, Noruega pode aumentar contribuições; ministro do meio ambiente do país faz visita ao Brasil até sábado (25) e reafirma compromisso, além de dizer que vai apoiar o Brasil na mobilização de recursos adicionais. Suíça, França, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos também entram em jogo como interessados em investir no fundo.
Rita Mesquita é nomeada secretária nacional de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente
Nomeada na tarde desta terça-feira (21), a agora secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais falou à Rede Cidadã InfoAmazonia o que pensa sobre políticas públicas para áreas protegidas, bioeconomia, o papel dos governos estaduais e o combate às atividades ilegais nos territórios. Em posição estratégica dentro do Governo Lula, Rita é, por assim dizer, a guardiã da maior riqueza natural do Brasil, a biodiversidade, que também é uma das mais ameaçadas. Nesta entrevista, ela afirma que é necessário investir em bioeconomia e na gestão dos territórios.
Desmatamento na Amazônia: passado, presente e futuro
Segundo novo estudo da RAISG, a Amazônia pode perder em apenas cinco anos quase metade do que foi desmatado nas últimas duas décadas.
Amazônia entre a milenar agrobiodiversidade e a destruição humana recente: entrevista com o arqueólogo Eduardo Neves
Pesquisador falou à InfoAmazonia sobre evidências indígenas de milhares de anos na região amazônica. Segundo ele, o modo de vida mais baseado na diversidade da natureza, como é o dos povos tradicionais, contrasta e se opõe à cultura de padronização da produção do agronegócio de monocultura, um dos principais fatores de destruição do bioma.