Sobre nós

Geojornalismo na Amazônia

Sobre nós

InfoAmazonia é um veículo independente que utiliza dados, mapas e reportagens geolocalizadas para contar histórias sobre a maior floresta tropical contínua do planeta. O projeto é sustentado por uma rede de organizações e jornalistas que oferecem atualizações constantes dos nove países da região. As bases de dados usadas pelo InfoAmazonia são renovadas com frequência e estarão sempre disponíveis para download. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

A Amazônia detém o maior número de espécies vivas em todo mundo e desempenha papel fundamental na regulação do clima regional, servindo como sorvedouro de gás carbônico. No entanto, a região enfrenta graves problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas e a exploração pouco sustentável de suas riquezas naturais.

Fatos sobre a Amazônia

A Amazônia cobre uma extensão de 7,8 milhões de km2, cerca de 12 macrobacias e 158 subacias, compartilhadas por 1.497 municípios, 68 departamentos / estados / províncias em oito países: Bolívia (6,2%), Brasil (64,3%), Colômbia (6,2%), Equador (1,5%), Guiana (2,8%), Peru (10,1%), Suriname (2,1%) e Venezuela (5,8%), além da Guiana Francesa (1,1%). Na Amazônia vivem cerca de 33 milhões de pessoas, incluindo 385 povos indígenas,  alguns em situação de “isolamento”. São 610 áreas protegidas e 2344 territórios indígenas que ocupam 45% da superfície amazônica, não incluindo os proprietários de terras pequenas, médias e grandes, empresas de vários tipos, instituições de pesquisa e desenvolvimento, bem como organizações religiosas e da sociedade civil.

Fonte: RAISG

EQUIPE

Juliana Mori, diretora editorial do InfoAmazonia

Juliana Mori

Diretora editorial

Stefano Wrobleski

Diretor de tecnologia

Juliana Jaimes

Repórter em aliança com El Espectador

Laiza Lopes

Gestora de mídias sociais

Renata Baraçal Perez

Gestora administrativa

Gustavo Faleiros

Co-fundador

Apoiadores