Em outubro de 2023, a InfoAmazonia visitou territórios do Alto Solimões, no Amazonas, onde o grupo Community REDD+ estava preparando o projeto e tentando convencer os indígenas. Apesar de todas as recomendações contrárias feitas pelo órgão federal indigenista brasileiro, as empresas ingressaram nos territórios, realizaram reuniões e fecharam contratos.
Arquivos Mensais:fevereiro 2024
Márcia Mura, professora impedida de lecionar na própria comunidade: ‘forma moderna de falar que sou incivilizável’
Em entrevista à InfoAmazonia, a professora conta que está há dois anos impedida de lecionar na escola estadual de sua comunidade, às margens do rio Madeira, pelo governo de Rondônia. Ela diz sofrer uma forma moderna da mesma perseguição que marcou o povo Mura que, durante a colonização, nunca ‘quis negociar com o Estado’ e sempre foi tido ‘como incivilizado’.
Pressionada por políticos e ambientalistas, JBS adia entrada na bolsa de Nova York
Em meio à enxurrada de denúncias que relacionam atividades da companhia com desmatamento na Amazônia, executivos buscam ganhar mais tempo e vão à Flórida para buscar mais abertura com empreendedores americanos e apresentar ‘diversificação de investimentos’.
‘Binho’ Zavaski, presidente da associação dos servidores ambientais: ‘Se não tivermos uma reestruturação, teremos um colapso’
Em meio à paralisação, o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira Especialista em Meio Ambiente (Ascema) explicou à InfoAmazonia que os servidores ambientais estão desistindo da carreira e que é necessária uma reestruturação para tornar a atividade atraente de novo.
MoNa Atalaia, área protegida do Pará, é pressionada por 2 grandes empreendimentos turísticos e 13 condomínios
Região vivencia avanço da especulação imobiliária, que transforma a paisagem e ameaça a fauna e a flora. Criado em 2018, o Monumento Natural do Atalaia (MoNa Atalaia), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, não tem plano de manejo definido e aguarda ação do órgão estadual responsável.
Amazonas e Maranhão têm 60% dos municípios da Amazônia considerados prioritários no Plano Clima
Cidades escolhidas devem ser foco das políticas públicas dentro do documento que estabelece as estratégias e metas climáticas do país. No Brasil, foram escolhidas 1.038 cidades como prioritárias para as ações, sendo que 200 delas na Amazônia Legal.
Corpos Yanomami aguardam identificação há mais de um ano no IML de Roraima
Sem a identificação oficial, corpos não podem ser devolvidos para as suas famílias. Funai é responsável por ir atrás das comunidades para descobrir a identidade dos mortos, mas afirma enfrentar dificuldades para chegar até os possíveis parentes; IML de Roraima fala em superlotação de corpos indígenas na unidade e é barrado de fazer enterros sem a documentação dos óbitos.
Amazônia pode atingir o ponto de não retorno em 2050; como evitar isso?
Estudo realizado por 24 pesquisadores estampa a capa da revista ‘Nature’ deste mês. Os dados foram revisados desde 1980, e os cientistas observaram uma intensificação nas alterações na Amazônia a partir do início da década de 2000. Além disso, os resultados apontam quais são os limites de precipitação, seca e desmatamento que prejudicam a resiliência do bioma.
Fazendeiros justificam invasões a terras indígenas com marco temporal aprovado pelo Congresso
Áudios de WhatsApp mostram fazendeiros de Rondônia defendendo a ocupação da Terra Indígena Sagarana após aprovação da lei 17.701/2023, do marco temporal. Apesar de considerada inconstitucional pelo STF no ano passado, a tese foi aprovada e sancionada pelo parlamento. Lideranças indígenas afirmam que a decisão do Congresso é culpada por novas invasões violentas realizadas nos territórios em 2024.
Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol
Balsas garimpeiras estão no rio Maú, na fronteira entre os dois países. Na parte brasileira, ele faz margem com o território indígena, onde é proibida a mineração. Do outro lado, na Guiana, a atividade é liberada. Situação indefinida e transfronteiriça expõe indígenas às invasões dos garimpeiros.