Estudo realizado por 24 pesquisadores estampa a capa da revista ‘Nature’ deste mês. Os dados foram revisados desde 1980, e os cientistas observaram uma intensificação nas alterações na Amazônia a partir do início da década de 2000. Além disso, os resultados apontam quais são os limites de precipitação, seca e desmatamento que prejudicam a resiliência do bioma.

Há uma grande preocupação entre os cientistas que estudam a Amazônia relacionada ao momento em que os danos à floresta terão consequências tão graves que levarão à perda de sua capacidade de regeneração natural, transformando-a em uma espécie de savana. Isso é conhecido como ponto de não retorno: Um determinado limite ou situação que, quando alcançado, não mais permitiria a volta à situação ou estado anterior. ou ponto de inflexão, e embora diferentes estimativas tenham sido feitas ao longo dos anos sobre quando esse ponto será atingido, um novo estudo publicado na revista Nature aponta para uma data específica: 2050.

Estudo sobre ponto de não retorno é capa da revista Nature em fevereiro de 2024

Para realizar essa análise, os 24 pesquisadores utilizaram dados provenientes de diversos sistemas e modelos climáticos, tais como o Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, o Climate Hazards Group InfraRed Precipitation, o Climatic Research Unit, assim como o projeto MapBiomas e o Fire Information for Resource Management System. Eles estimaram as precipitações anuais na bacia, as temperaturas mensais, a cobertura florestal, os usos da terra e a distribuição dos incêndios florestais, além de sua relação com as redes de estradas.

Os dados foram revisados desde 1980, e os pesquisadores observaram uma intensificação nas alterações da Amazônia a partir do início da década de 2000.

Os cientistas ressaltam que, ao longo de 65 milhões de anos, as florestas do bioma foram resistentes à variabilidade climática. No entanto, eles indicam que, atualmente, a Amazônia está “cada vez mais exposta a um estresse sem precedentes” devido ao aumento das temperaturas, às secas extremas, ao desmatamento e aos incêndios. Isso afeta a resiliência dos ecossistemas, elevando o risco de uma “transição crítica” em direção ao ponto de não retorno. Os cientistas referem-se à resiliência como a capacidade de um ecossistema persistir em sua estrutura e funcionamento diante de perturbações em seu estado.

É importante destacar que a região da Pan-Amazônia: A Pan-Amazônia envolve os países que têm a floresta amazônica em seu território: Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas, Suriname e Brasil. abriga mais de 10% da biodiversidade terrestre do planeta, armazenando uma quantidade de carbono equivalente a 15 a 20 anos de emissões globais de CO2. Além disso, desempenha um papel crucial na estabilização do clima global, contribuindo para o suprimento de umidade em toda a América do Sul por meio de seu processo de evapotranspiração e resfriamento.

Principais prejuízos às florestas amazônicas

De acordo com observações por satélite, no início dos anos 2000, começou-se a identificar uma mudança intensificada na resiliência da Amazônia. Isso é atribuído a causas relacionadas ao aquecimento global e às perturbações humanas.

Desde a década de 1980, a região tem experimentado um aumento médio de 0,27°C por década durante a estação seca, com as taxas mais altas chegando a 0,6°C no centro e sudeste do bioma. Além disso, a temperatura média da região está 2°C mais alta do que há quarenta anos.

a) Mudanças na temperatura média da estação seca (julho a outubro) revelam um aquecimento generalizado b) Classes do ecossistema estimadas para o ano de 2050 c) Eventos repetidos de secas extremas entre 2001 e 2018 d) Rede viária de onde podem se espalhar o desmatamento ilegal e a degradação e) Áreas protegidas e territórios indígenas reduzem o desmatamento e as perturbações por incêndios f) Potencial de transição do ecossistema (a possibilidade de a floresta passar para um estado diferente de estrutura ou composição) em todo o bioma amazônico até o ano de 2050. Imagem: Reprodução/Nature

As precipitações também foram afetadas, pois em áreas centrais e periféricas da região, como no sul da Amazônia boliviana, registrou-se uma diminuição de até 20 mm por ano nas precipitações desde a década de 1980. Esse fenômeno está relacionado à umidade e ao desmatamento. Enquanto a conectividade entre as florestas continuar a ser perdida, uma fonte crucial para melhorar a resiliência da Amazônia e o fluxo de umidade do Atlântico para o oeste da região também será perdida.

Por outro lado, em relação às perturbações humanas, aproximadamente 17% da floresta foi degradada por atividades como o desmatamento e os incêndios provocados. Além disso, a “crescente” variabilidade das chuvas contribui para tornar as secas cada vez mais extremas. De fato, devido ao desmatamento e aos incêndios, no sudeste da região, as árvores estão emitindo mais carbono do que absorvem. Adicionalmente, a mortalidade das árvores em toda a região está aumentando, facilitando a substituição por outras espécies adaptadas à temporada seca.

Evitar uma transição crítica em 2050

Se as tendências continuarem, aponta o estudo, pode ocorrer um aumento de temperatura superior a 4°C até 2050. Além disso, os modelos estimam um aumento nos dias consecutivos de seca de 10 a 30 dias. “Essas condições climáticas poderiam expor a floresta a níveis sem precedentes de déficit de pressão de vapor e, consequentemente, estresse hídrico”, explica o artigo.

Seca deixa comunidades sem água potável e falta de assistência causa aumento de doenças em 2023 no Amazonas, Brasil. Foto: Alex Pazuello/Secom (AM)

Agora, o estudo indica que a inflexão será alcançada quando os seguintes limiares forem ultrapassados:

  • Precipitação abaixo de 1.000 mm anuais – a média atual é entre 1.000 e 1.250 mm;
  • Uma duração de até oito meses de estação seca, enquanto atualmente é de três meses;
  • Em relação ao desmatamento, os pesquisadores advertem que é necessário “encerrar o desmatamento em grande escala e restaurar pelo menos 5% do bioma” desde já.

Até 2050, acrescenta a pesquisa, entre 10% e 47% das florestas amazônicas estarão expostas a perturbações que podem desencadear mudanças ou transições ecossistêmicas “inesperadas e potencialmente agravar a mudança climática regional”.

Ações globais e locais

Para evitar atingir esse ponto crítico, ou seja, manter a resiliência da floresta, o bioma amazônico depende de dois aspectos, global e regionalmente.

Globalmente, os cientistas insistem que dependemos especificamente “da capacidade da humanidade de interromper as emissões de gases de efeito estufa, mitigando os impactos do aquecimento global nas condições climáticas regionais”.

A nível local, eles enfatizam a necessidade de interromper o desmatamento e promover a restauração. Eles também apontam para o aumento de territórios indígenas e o fortalecimento de sua governança, pois são as áreas da Amazônia mais bem conservadas: 53% das áreas remotas da região, as menos alteradas, correspondem a áreas protegidas e territórios de comunidades indígenas.

“Nossas descobertas sugerem uma lista de limiares, perturbações e retroalimentações que, se gerenciadas adequadamente, podem ajudar a manter a floresta amazônica dentro de um espaço operacional seguro para as gerações futuras”, insistem os pesquisadores.


Esta reportagem é publicada em parceria com o jornal El Espectador e com o apoio do Amazon Conservation Team.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.