Terra indígena com maior área queimada fica próxima a ramal, estrada secundária ligada à rodovia BR-319; trechos de quatro ramais analisados pela reportagem têm impacto sobre 35 terras indígenas e 24 unidades de conservação.

O Amazonas atingiu uma área recorde de queimadas em setembro. O fogo se propagou ao longo da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, e estradas secundárias, os ramais, conectadas à rodovia (AM-254, AM-354, AM-364 e AM-366). Além disso, áreas protegidas: Regiões tuteladas pela legislação ambiental em terra, águas doces e marinhas. são afetadas pelo avanço das chamas nessas vias estaduais. 

Segundo as estimativas: Os dados de área queimada de 2023 do LASA são uma estimativa com base no monitoramento dos alarmes. Esses dados são consolidados ao final de cada ano. do sistema ALARMES: O Sistema ALARMES é uma plataforma desenvolvida pelo LASA/UFRJ, em parceria com o IDL/ULisboa, para servir de alerta rápido e ágil sobre o avanço da área afetada pelo fogo, de forma a apoiar órgãos ambientais nas ações de combate aos incêndios florestais. O sistema combina imagens de satélite, focos de calor e inteligência artificial para identificar diariamente a localização e extensão das áreas queimadas., do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no período de 1º de janeiro a 26 de setembro, o estado alcançou o recorde da série histórica iniciada em 2012, com 10.506 km² de área queimada. A alta no estado se reflete também na Amazônia Legal, que registrou um aumento em relação ao ano passado – a área queimada em 2023 foi de 47.430 km², contra 45.075,5 km² no mesmo período de 2022, um aumento de aproximadamente 5%. 

Esse resultado de 2023 no Amazonas foi puxado especialmente por setembro, que registrou 5.310 km² de área queimada até o dia 26, pior resultado para o mês mesmo antes do encerramento. Em 12 de setembro, já com o recorde de fogo nos primeiros dez dias, o governador Wilson Lima decretou estado de emergência ambiental, com o objetivo de reduzir os impactos do desmatamento ilegal e de queimadas em todo o estado.