As queimadas são as grandes responsáveis pela poluição relacionada a doenças respiratórias e cardiovasculares. Estudo mostra que a floresta amazônica é capaz de absorver 26 mil toneladas de material particulado por ano e que terras indígenas contribuem com 27% deste total. Preservá-las evita 15 milhões de novos casos de doenças anualmente.

“Conservar territórios indígenas é uma questão de saúde pública,” diz Paula Prist, principal autora do estudo publicado na revista científica Communications Earth & Environment e pesquisadora da Ecohealth Alliance, ONG que trabalha com preservação do meio ambiente e prevenção de pandemias. Baseado na análise de dados da Amazônia Legal: É uma região que ocupa quase metade do território brasileiro, abrange 9 estados e tem área superior ao do bioma amazônico. entre 2010 e 2019, o artigo mostra que a floresta e as terras indígenas: Territórios da União reconhecidos e delimitados pelo poder público federal para a manutenção do modo de vida e da cultura indígenas em todo o país. (TIs) absorvem poluentes oriundos das queimadas e protegem a saúde da população, gerando economia para o sistema público de U$S 2 bilhões.

Durante o período analisado, a floresta conseguiu absorver 26 mil toneladas por ano do principal poluente relacionado a doenças respiratórias, o material particulado. As TIs foram responsáveis pela absorção de 27% deste total, apesar de ocuparem apenas 22% do território da Amazônia. 

A floresta conseguiu absorver 26 mil toneladas por ano de material particulado. As terras indígenas foram responsáveis pela absorção de 27% desse total.

Segundo Prist, esse percentual de absorção mais elevado se dá provavelmente por causa do serviço que os povos indígenas prestam ao manter a floresta em pé. Estudo publicado em março de 2022 já mostrava que, no período de 2005 a 2012, a taxa média de perda de vegetação nativa: Toda a flora que naturalmente ocupa os diferentes biomas do país conforme seus tipos de solo, clima, biodiversidade e disponibilidade de água. nos territórios indígenas da Amazônia era 17 vezes menor do que em áreas não protegidas. Já um levantamento realizado em abril de 2022 pela rede MapBiomas mostrou também que, nos últimos 30 anos, as TIs em todo o Brasil perderam 1% de sua vegetação nativa, enquanto as áreas privadas perderam 20,6%.

Ao proteger a floresta, elas reduzem emissões de carbono e ajudam na absorção de poluentes, contribuindo para evitar doenças relacionadas a esses problemas (leia mais abaixo quais são as doenças listadas). “Mesmo que estes territórios indígenas estejam distantes de onde os incêndios ocorrem – muitas vezes no Arco do Desmatamento -, eles ainda assim conseguem fornecer serviços e proteger as populações rurais e urbanas que moram em toda a região”, destaca Prist.

Mesmo que estes territórios indígenas estejam distantes de onde os incêndios ocorrem – muitas vezes no Arco do Desmatamento -, eles ainda assim conseguem fornecer serviços e proteger as populações rurais e urbanas que moram em toda a região.

Paula Prist, pesquisadora da Ecohealth Alliance

Justamente a região do Arco do Desmatamento, onde a fronteira agrícola avança nas bordas sul e leste da floresta, é a que menos absorve os poluentes das queimadas na Amazônia. Também é nesta região que se encontram as TIs Kayabi, no Mato Grosso, Panará, no Pará, e Sete de Setembro, entre Rondônia e Mato Grosso – todas elas apresentaram as maiores incidências de doenças respiratórias dentre as TIs da Amazônia no período analisado.

Além disso, o estudo aponta que as queimadas são uma preocupação crescente devido às condições cada vez mais secas provocadas pelas mudanças climáticas, com o potencial para um aumento de doenças e da mortalidade relacionadas à fumaça.

Patrícia Pinho, cientista do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), diz que os territórios indígenas não só asseguram o bem-estar humano em múltiplas escalas, mas também a regulação climática. 

“A vulnerabilidade à mudança climática tem cor, raça, gênero e geografia. Não é só uma questão do status socioeconômico, mas essas variáveis sugerem que sem adaptação e sem transformação em alta escala, a perda da biodiversidade e da cultura destes povos vão se tornar irreversíveis num cenário de aquecimento global e vão comprometer um futuro justo e próspero para todos, muito em sintonia com o que a dra. Prist acabou de mostrar neste estudo”, disse a cientista.

A vulnerabilidade à mudança climática tem cor, raça, gênero e geografia. Não é só uma questão do status socioeconômico, mas essas variáveis sugerem que sem adaptação e sem transformação em alta escala, a perda da biodiversidade e da cultura destes povos vão se tornar irreversíveis num cenário de aquecimento global e vão comprometer um futuro justo e próspero para todos, muito em sintonia com o que a dra. Prist acabou de mostrar neste estudo.

Patrícia Pinho, cientista do Ipam

Já Dinamam Tuxá, coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), considera o estudo um instrumento para subsidiar pleitos e denúncias dos povos indígenas. “Isso só demonstra a necessidade da retomada das demarcações, a necessidade de políticas públicas de proteção territorial, de fomento às ações das comunidades indígenas. Isso só reforça toda a narrativa que as comunidades de povos indígenas vêm pautando”, diz o líder.

Isso só demonstra a necessidade da retomada das demarcações, a necessidade de políticas públicas de proteção territorial, de fomento às ações das comunidades indígenas. Isso só reforça toda a narrativa que as comunidades de povos indígenas vêm pautando.

Dinamam Tuxá, coordenador-executivo da Apib

Como o estudo foi feito

Com base nos dados sobre infecções respiratórias e cardiovasculares registrados na plataforma DataSus e na Divisão de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o estudo estimou que a absorção de material particulado realizada pelas florestas das terras indígenas evita 15 milhões de novos casos de doenças por ano, o que resultaria um gasto de U$S 2 bilhões anuais (cerca de R$ 9,8 bilhões, cotação desta quinta-feira, 11 de maio) para o sistema público de saúde dos 772 municípios da Amazônia Legal. Esse material particulado é um conjunto de poluentes constituído de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho.

Carolina Passos / InfoAmazonia
Material particulado fino lançado por queimadas de 2010 a 2019 na Amazônia

Para chegar a esses números, os autores analisaram um conjunto de dados. Primeiro, por meio de uma fórmula matemática, calcularam a quantidade de material particulado fino (PM 2.5, com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro) absorvido pelas folhas das florestas temperadas – os pesquisadores usaram programas que trabalham dados geoespaciais, verificaram a área florestada e sua capacidade em absorver os poluentes. O mesmo cálculo foi aplicado para considerar o serviço prestado pelas terras indígenas homologadas. Neste caso, também foi calculada a porcentagem de absorção de poluentes nas terras indígenas em relação ao total da área florestada da Amazônia Legal.

Então, depois desses cálculos, os pesquisadores estabeleceram a relação entre os poluentes e o número de casos de infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Isso exigiu o uso de modelos de regressão multivariada: Para entender como a saúde dos povos amazônicos está relacionada à quantidade e configuração das áreas florestais presentes nos territórios indígenas e nos municípios, o estudo utilizou uma análise de regressão múltipla considerando o número de infecções como variável de resposta e as diferentes métricas da paisagem como variáveis preditoras., conjunto de métodos estatísticos utilizados frequentemente pela ciência para medir diferentes variáveis simultaneamente.

Assim, foi estimado como o aumento da poluição afeta a saúde humana. “Baixamos os dados de custos do SUS dessas doenças que estamos estudando para cada paciente e fizemos a relação”, explica Prist.

Foram considerados na pesquisa: número de casos das doenças relacionadas ao fogo; demografia dos municípios e das TIs com base no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); uso do solo e a fragmentação da paisagem por meio dos dados disponibilizados pelo MapBiomas; e aspectos socioeconômicos, utilizando o índice de Gini: Um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos., instrumento que possibilitou verificar a concentração de renda nos municípios da Amazônia Legal. O estudo optou por não incluir os anos de 2020 e 2021 da pandemia de Covid-19 para evitar distorções.

Fogo na floresta é problema de saúde

As queimadas são a principal fonte de poluição nas regiões tropicais e a exposição da população à fumaça pode levar a problemas respiratórios, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, enfisema, câncer de pulmão, bronquite, asma, dor no peito, além de problemas pulmonares e cardíacos crônicos. De acordo com o estudo, um hectare da floresta queimada pode gerar um custo de, em média, U$S 2 milhões (cerca de 9,8 milhões, cotação desta quinta-feira, 11 de maio) considerando internações e tratamento de infecções respiratórias e cardiovasculares.

Marcia Macedo, cientista do Woodwell Climate Research Center, explica que o fogo depende de três fatores principais: fontes de ignição, como o fogo criminoso; o clima, considerando o aumento das secas extremas; e a presença de combustível como, por exemplo, a biomassa seca e a invasão por gramíneas. “O fogo não é um elemento natural desta paisagem, ele é um sintoma de várias ações antrópicas na região”, afirma.

O fogo não é um elemento natural desta paisagem, ele é um sintoma de várias ações antrópicas na região.

Marcia Macedo, cientista do Woodwell Climate Research Center

O estudo aponta que os efeitos das queimadas atingem locais distantes dos incêndios, impactando populações em um raio de 500 quilômetros do fogo. “Quando a gente fez a média anual, a gente viu que existe essa tendência, e esse movimento vai para oeste porque as correntes de vento incidem nesta direção”, explica Prist.

A poluição que viaja desde as queimadas na Amazônia já causou espanto no episódio ocorrido em 19 de agosto de 2019, quando o dia virou noite em São Paulo.  “Essa poluição não fica só na Amazônia, ela desce com os ventos e ela prejudica a saúde de inúmeras, milhões de pessoas fora da Amazônia”, afirma o cientista climático Carlos Nobre. “A prática muito atrasada de usar o fogo na pecuária brasileira precisa ser completamente eliminada. A pecuária moderna não usa fogo e a pecuária é o principal vetor do desmatamento e do fogo na Amazônia”, acrescenta.

A prática muito atrasada de usar o fogo na pecuária brasileira precisa ser completamente eliminada. A pecuária moderna não usa fogo e a pecuária é o principal vetor do desmatamento e do fogo na Amazônia.

Carlos Nobre, cientista climático

Apesar de o estudo destacar as TIs no que se refere à economia que a floresta em pé gera, Paula Prist comenta que toda a floresta preservada tem a mesma prerrogativa de absorver poluentes e, assim, evitar casos de doenças que se multiplicariam com mais desmatamento.

Homologação de novas TIs

No sentido de defender a ampliação dessas áreas que protegem a saúde, uma nota recente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) afirma que a homologação das 14 novas TIs, anunciada pela ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara, seria um movimento fundamental no combate às mudanças climáticas. 

Atualmente, a área ocupada pelas 14 terras indígenas que estão em proposta de homologação é de 873 mil hectares, sendo que, entre elas, 780 mil se encontram no bioma Amazônia, segundo o Ipam. A preservação delas significa um estoque de carbono florestal equivalente a quatro anos de emissões por processos industriais no Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encerramento do Acampamento Terra Livre.

No entanto, no último mês, o presidente Lula (PT) esteve no Acampamento Terra Livre (ATL) e homologou seis territórios, número inferior aos 14 processos de demarcação encaminhados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai: Órgão federal criado em 1967 e responsável pela execução das políticas de proteção e de promoção dos direitos indígenas em todo o território nacional.). Guajajara afirmou, no entanto, que o governo federal vai trabalhar em conjunto com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para avançar na  homologação de outros territórios.

“Esperamos que agora o estado brasileiro apresente um plano para conter essas atividades criminosas que são as queimadas, oriundas muito do agronegócio, do avanço de grandes empreendimentos, de pessoas que adentram terras indígenas ou no entorno para cometer esse tipo de coisa ilícita”, afirma Dinamam Tuxá, coordenador-executivo da Apib.


Reportagem da InfoAmazonia para o projeto PlenaMata.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.