A Área de Proteção Ambiental do Pará também foi a unidade de conservação mais desmatada em 2022, com mais de 100 km² sob alerta no Deter, sistema do Inpe. Além disso, teve o maior volume de ouro extraído de forma irregular em todo o país de 2019 a 2020, de acordo com pesquisa da UFMG.

A Área de Proteção Ambiental: Uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população. (APA) do Tapajós, no Pará, foi a unidade de conservação: É um território voltado à manutenção de ecossistemas e de recursos naturais para toda a sociedade e com delimitação, gestão e proteção do poder público. (UC) federal mais desmatada em março e no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados do Deter: Ferramenta do governo federal que gera alertas rápidos para evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia e no Cerrado., sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que faz um levantamento rápido com alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia. A UC do Pará também foi a que teve a maior área desmatada de janeiro a dezembro de 2022, com 101 km² sob alerta.

Nos três primeiros meses deste ano, o desmatamento em toda a Amazônia Legal caiu 10%, na comparação com os três primeiros meses do ano passado, de acordo com os dados do Deter. No entanto, o indicador deste primeiro trimestre é o segundo maior da série histórica, com 845 km² em alerta. 

A região da APA do Tapajós é, há anos, uma das mais pressionadas pelo desmatamento: Eliminação total da vegetação nativa numa determinada área seguida, em geral, pela ocupação com outra cobertura ou uso da terra. ilegal na Amazônia: desde 2015, quando começaram os levantamentos do Deter, a unidade de conservação figura entre as duas mais críticas no sistema, ao lado da vizinha Floresta Nacional do Jamanxim. 

A maioria dos alertas na unidade não é ligada a nenhuma atividade específica, mas é registrada apenas como desmatamento com solo exposto: Remoção de toda a vegetação nativa ou exótica de uma determinada área.. Mas, de acordo com os dados do Inpe, 28% do desmatamento registrado desde janeiro de 2022 na APA do Tapajós estão ligados à prática de mineração

O garimpo não é, necessariamente, proibido em todas as unidades de conservação brasileiras. No caso das APAs, as atividades econômicas podem ocorrer, mas devem seguir regras estabelecidas pelo plano de manejo. No entanto, a APA do Tapajós não tem um plano deste tipo até hoje, apesar de ter sido criada há mais de 17 anos (leia mais detalhes em APA nunca saiu do papel).