A futura presidente da Funai, que tomará posse na sexta-feira (3), disse em entrevista à InfoAmazonia que o orçamento para demarcação e proteção de terras é cerca de R$ 90 mil e, por isso, irá atrás de alternativas para retomar as ações do órgão.
Arquivos Mensais:janeiro 2023
Exclusivo: remédios do SUS para combater malária entre os Yanomami foram desviados e são vendidos por garimpeiros ilegais na internet
Investigação da InfoAmazonia encontrou medicamentos destinados ao combate à malária sendo comercializados por garimpeiros em grupos de WhatsApp. MPF aponta desvio dos medicamentos destinados à TI Yanomami. Indígenas vivem crise humanitária provocada pela falta de assistência em saúde agravada pela invasão ao seu território durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
Aceleração do desmatamento nos últimos meses de 2022 traz desafios para política ambiental de Lula
Em 2022, alertas de desmatamento do Deter/Inpe não apenas foram os mais altos da série histórica, como também excederam em 25% a média para o período de 12 meses. Amazonas se consolidou como o segundo estado com maior perda de floresta entre os estados da Amazônia Legal.
Missão na TI Yanomami salva recém-nascido com quadro grave e remove oito crianças para hospitais em Boa Vista
Governo federal decretou na manhã deste sábado (21) estado de calamidade pública para conter a crise sanitária e humanitária.
“Prioridade é acabar com o garimpo na Terra Indígena Yanomami”, diz Kerexu, secretária do Ministério dos Povos Indígenas
Desintrusão garimpeira no território Yanomami, proteção dos povos isolados e demarcação de 13 terras indígenas nos primeiros 100 dias do governo estão entre as prioridades apresentadas pela secretária de Direitos Territoriais e Ambientais do novo ministério.
Funai inicia ‘desmilitarização’ após quatro anos de governo Bolsonaro
Infoamazonia teve acesso exclusivo a documento que comprova lista de 25 que deixam cargos de confiança, entre militares e policiais. No governo Bolsonaro, só 2 das 39 coordenações regionais eram chefiadas por servidores de carreira.
‘Pseudociência intencional’: o método da extrema-direita para fazer você acreditar que mudanças climáticas não existem
O cientista Ricardo Galvão, que acaba de assumir a presidência do CNPq, e outros cientistas explicam como hipóteses científicas são usadas de forma distorcida para enganar o público e avançam rapidamente nas plataformas digitais. YouTube, que não tem política sobre conteúdos negacionistas do clima, desmonetizou vídeos enviados pelo projeto Mentira Tem Preço.
Multado por desmatamento na Amazônia está entre presos por atentados terroristas em Brasília
Altamirando Pinto de Oliveira foi autuado em mais de R$ 1 milhão por desmatamento em área de proteção ambiental no Pará; local desmatado virou pasto para criação de gado.
Ciência para entender e proteger a Amazônia
Experimento inédito CAFÉ-Brasil reúne mais 100 pesquisadores para entender três compartimentos essenciais da Amazônia: a floresta, a atmosfera e o sistema fluvial.
Terras indígenas da Amazônia aguardam há mais de 20 anos por demarcação
De acordo com o GT de Povos Indígenas, do governo de transição, cinco terras indígenas da Amazônia têm processo de demarcação avançado e podem ser homologadas imediatamente; outras 31 estão aguardam medidas do Ministério da Justiça e da Funai