Empresas Atem e Eneva arremataram o Campo do Japiim, localizado a menos de 10 km da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. Leilão ocorreu na quarta-feira (13) e, na Amazônia, também foram concedidos outros quatro blocos para exploração.
Arquivos Mensais:dezembro 2023
Discurso de ódio mira ativistas climáticos e defensores da Amazônia nas redes
Estudo da coalizão Climate Action Against Disinformation encontrou mais de 65 mil postagens apenas no antigo Twitter, com linguagem empregada para distorcer os discursos pró-meio ambiente, além de 34 mil posts com mensagens ofensivas a pessoas ou ações a favor do meio ambiente. Na Amazônia, o discurso de ódio contra ativistas e lideranças segue padrão semelhante, segundo monitoramento do Mentira Tem Preço.
A história do povo Kokama até a demarcação: da fuga dos colonizadores espanhóis à pressão política no Amazonas
No final dos anos 1980, quando um candidato a prefeito procurou indígenas para trocar apoio por votos, os caciques Aty Manã e Umari se viram obrigados a desvendar o caminho dos seus direitos sobre o território Acapuri de Cima, no Alto Solimões, homologado apenas este ano.
O silêncio da petroleira franco-britânica Perenco diante dos danos ambientais causados na Amazônia peruana
A multinacional Perenco afirma adotar práticas sustentáveis em todo o mundo, omitindo que na Amazônia peruana já acumula 58 infrações ambientais que afetam os ecossistemas e seus habitantes, como mostra a investigação da InfoAmazonia e seus parceiros internacionais. As comunidades indígenas localizadas na área de influência direta e indireta do bloco petrolífero 67, no departamento de Loreto, desconheciam que a empresa havia recebido sanções ambientais até o contato com nossa reportagem.
Indígenas têm maior participação de todas as COPs, e agora querem estar nas mesas de negociação
A InfoAmazonia falou com ativistas e lideranças para entender como foi a participação dos povos indígenas na COP28. Representantes avaliam como positiva a escolha de Sonia Guajajara para chefiar a delegação brasileira, mas agora querem mais espaço para realmente decidir sobre o futuro do planeta, a emergência do clima e, claro, seus próprios territórios.
COP28 traz texto inédito contra combustíveis fósseis e inclui proposta do Brasil contra o desmatamento
Países-membros da ONU assinaram um compromisso por uma ‘transição para o fim do uso do combustível fóssil’ após quase duas semanas de discussão em Dubai. Para chegar a um acordo, as palavras ‘eliminar’ e ‘diminuir’ não foram incluídas na versão final apresentada nesta quarta-feira.
Uma amazônida na Antártida
Qual é a ligação entre uma floresta tropical e um dos polos do planeta? Ambos são ecossistemas importantes para o clima global, e, por isso, investigá-los torna-se de extrema importância em tempos de emergência climática.
21 blocos para petróleo e gás na Amazônia serão ofertados um dia depois da COP28
Blocos para exploração de petróleo e gás na Amazônia estão em área de impacto direto de pelo menos 20 terras indígenas; especialistas avaliam que participação do Brasil na conferência do clima foi manchada por acenos aos combustíveis fósseis.
Durante a COP28, Ministério de Minas e Energia concede incentivos fiscais a projeto que explora gás no Amazonas
Portaria tornou prioritário o empreendimento do Complexo do Azulão, onde gás natural é explorado no Amazonas. Na prática, as empresas societárias passam a emitir títulos de crédito e compradores podem ter redução no imposto de renda. Eneva, empresa responsável pelo projeto, responde a processo na Justiça movido por lideranças indígenas e comunitárias.
Sonia Guajajara diz que posição da Frente Agropecuária sobre lei do Marco Temporal está na contramão dos acordos climáticos
Ruralistas pretendem derrubar vetos de Lula para promover, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a maior alteração legislativa dos direitos indígenas desde a Constituição de 1988; movimentos indígenas consideram levar o caso ao STF.