Região já tem cinco vezes mais gado que gente e registra disparada em desmate e grilagem de terras. Dados oficiais mostram a contribuição crescente do Amazonas, Acre e Rondônia à destruição da floresta.
Arquivos Mensais:outubro 2021
Fogo alcançou todas as terras indígenas com povos isolados na Amazônia
Levantamento exclusivo mostra que, entre julho e setembro, período que marca a temporada seca, as queimadas em terras com povos isolados representaram mais de 25% dos focos de fogo em áreas indígenas. Casos mais graves ocorreram na divisa com o Cerrado, no Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Cooperativa de garimpo recém-criada se alça a uma das maiores mineradoras na Amazônia
Vale do Guaporé opera em regime simplificado, com exigências ambientais menores; área requerida a coloca entre gigantes como a Vale
Produtos químicos e desmatamento alteram água do Rio Amazonas
Estudo revela que atividades como mineração, desmatamento e agropecuária alteraram os ecossistemas e a biodiversidade das águas de 149 grandes rios do mundo, colocando em risco populações inteiras.
Produção de carne na Amazônia deve ser 100% inspecionada
Acordos para regularizar a pecuária no Pará avançaram e servem agora de modelo para adequar as cadeias produtivas de outros estados amazônicos. Pará é líder da iniciativa.
Ouro ilegal financia guerra velada do garimpo na Terra Indígena Munduruku
Presidente da Associação Nacional do Ouro, entidade que faz lobby pela liberação do garimpo em terras indígenas, é acusado de colocar mineral ilegal no mercado financeiro.
Os 4 projetos que podem aumentar caos fundiário na Amazônia
Na contramão dos debates da COP26, Câmara e Senado podem votar PLs que ampliam desmatamento, anistiam grileiros de terras públicas e fragilizam a proteção aos povos indígenas.
“Obras na BR-319 têm motivação política”
Em entrevista, secretária-executiva do Observatório da BR-319, Fernanda Meirelles, conta como os planos de recuperação de trecho de quase 500 km avançou atropelando direitos indígenas e com estudos ambientais incompletos. Rodovia pode agravar desmatamento no sul do Amazonas, que bate recordes mensais.
Projetos de lei podem aumentar o desmate de áreas de preservação permanente
Propostas permitem desmatamento e obras em cursos de rios e córregos para irrigar lavouras e matar a sede de animais de criação. Mudanças podem aumentar seca já histórica e gerar prejuízos ao país.
Brasil lidera a destruição da Amazônia nos últimos 36 anos
Análise da Raisg e MapBiomas mostra perda florestal equivalente à área do Chile no período. O Pará desmatou o dobro de todos os demais países amazônicos juntos. Mineração foi a atividade que mais cresceu desde 1985.