Postado emReportagem Especial / Água

Águas turvas

Conexão Amazônia-Caribe

Nos últimos anos, grandes quantidades de algas infestam as águas e praias paradisíacas do Caribe. Agora, pesquisadores revelam que existe uma conexão deste desequílibrio com a degradação da Amazônia.

Imagem de satélite do rio Amazonas descarregando pluma de sedimentos (em marrom) no Oceano Atlântico. Crédito: Imagem cortesia de ESA Copernicus / Sentinel-3 / produzida por Earthrise

Águas Turvas é uma série produzida pelo InfoAmazonia com apoio da Earth Journalism Network (EJN) e da Earthrise Media.  Em quatro reportagens especiais, mostramos como a poluição nos rios amazônicos tem uma conexão direta com impactos ambientais que estão sendo observados no Oceano Atlântico.

Uma das evidências da relação entre estes dois problemas tem sido a floração de enormes massas de macroalgas, em especial o sargaço, no mar do Caribe. Estas marés marrons, que já afetam a economia de destinos turísticos famosos como Cancún, são alimentadas pela sobrecarga de nutrientes, sejam eles advindos do despejo de esgoto sem tratamento, fertilizantes e erosão causada por garimpos ou desmatamento. As reportagens foram publicadas em aliança com os seguintes meios: The Times Picuyune (EUA), Arestegui Notícias (México) e El Espectador (Colômbia).

Neste especial:

22.03.2021
Destruição da Amazônia alimenta maior cinturão de algas do planeta

Cientistas estão investigando porque os bancos de sargaço no Atlântico proliferaram tão rápido durante a última década, sujando o mar do Caribe e se estendendo até a costa da África. Há cada vez mais evidências que as descargas crescentes de poluentes orgânicos do rio Amazonas são uma das principais causas.

23.03.2021
Sargaço: a maré marrom que ameaça o Caribe

Uma década depois de as primeiras florações de sargaço terem sido identificadas no Atlântico Sul, esses gigantescos tapetes marrons de macroalgas representam uma das maiores ameaças ecológicas ao Caribe, uma região megadiversa, da qual dezenas de milhões de habitantes dependem fortemente do turismo e dos recursos naturais.

26.03.2021
A maior cidade da Amazônia despeja quase tudo no rio 

Em Manaus, a falta de saneamento é generalizada. Nesta terceira história ligando a saúde da bacia amazônica com a proliferação de algas no Caribe, mostramos como as condições na maior cidade da região afetam tanto as pessoas quanto o meio ambiente.

08.04.2021
StoryMap: Como sedimentos do garimpo poluem o rio Tapajós

Levantamento inédito feito pelo InfoAmazonia com a Earthrise Media revela que a mancha de poluição dos garimpos de ouro na bacia do Tapajós já se estende por 500 quilômetros. Análise de imagens de satélite mostram que a atividade disparou 70% nos últimos cinco anos.

Equipe

Gustavo Faleiros

coordenação geral e edição

James Fahn

edição

Aldem Bourscheit

reportagem

Sara Schonhandt

edição

Steffanie Schmidt

reportagem

Bruno Kelly

fotografia

Alejandro Castro

reportagem

Paola Chiamonte

fotografia

Juliana Mori

edição de imagens, visualizações e design de páginas

Edward Boyda

análise das imagens de satélite

Jerusa Rodrigues

tradução ao português

Caleb Kruse

análise das imagens de satélite

Lucy Calderón

tradução ao inglês

Tony Gross

tradução ao inglês