Fim da impunidade à vista para assassinatos de indígenas Guajajara

Paulo Paulino Guajajara, guardião da floresta, foi assassinado em novembro de 2019 em uma emboscada por madeireiros ilegais na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Equipe da Mongabay retornou ao território em agosto de 2023 para conversar com a família do líder indígena e com o guardião Laércio Guajajara, que sobreviveu à emboscada. O caso, após quatro anos, ainda aguarda julgamento, que está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Demanda internacional por manganês ameaça indígenas Kayapó no sudeste do Pará

Amazônia Minada aponta crescimento incomum de requerimentos por manganês em 2020, quando o metal passou a ser o segundo mais solicitado em terras indígenas, atrás apenas do ouro. Algumas das melhores jazidas do mundo estão no território do povo Kayapó, o mais afetado pelo recorde de pedidos. Exploração ilegal aumentou e indígenas denunciam o garimpo em suas terras.

Ritual da Tucandeira: grupo indígena se prepara para reaver terras ancestrais

Em fevereiro, uma equipe de reportagem viajou para a Amazônia, passando tempo com os Sateré-Mawé, documentando sua cultura e conflitos de longa data com empresas de mineração e grileiros. Esta série analisa as novas ameaças impostas aos grupos Sateré e indígenas em todo o Brasil, à medida que são ameaçados pelas políticas favoráveis ​​aos ruralistas […]