Uma investigação de um ano da Mongabay rastreou várias dezenas de atividades ilegais ou suspeitas na Terra Indígena Arariboia e em seus arredores nos últimos anos, sobretudo exploração madeireira, desmatamento e criação de gado, e revelou um claro aumento nos crimes ambientais na região em meados de 2023, o ano mais mortal para os indígenas Guajajara da Arariboia desde 2016.
Mongabay
Grandes marcas compram créditos de carbono de esquema suspeito de esquentamento de madeira na Amazônia
Uma análise de dois projetos de créditos de carbono na Amazônia brasileira concluiu que eles podem estar ligados à lavagem de madeira ilegal. Os projetos pertencem a Ricardo Stoppe Jr., conhecido como o maior vendedor individual de créditos de carbono do Brasil, que faturou milhões de dólares negociando esses créditos com empresas como Gol, Nestlé, Toshiba, Spotify, Boeing e PwC.
Fim da impunidade à vista para assassinatos de indígenas Guajajara
Paulo Paulino Guajajara, guardião da floresta, foi assassinado em novembro de 2019 em uma emboscada por madeireiros ilegais na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Equipe da Mongabay retornou ao território em agosto de 2023 para conversar com a família do líder indígena e com o guardião Laércio Guajajara, que sobreviveu à emboscada. O caso, após quatro anos, ainda aguarda julgamento, que está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Demanda internacional por manganês ameaça indígenas Kayapó no sudeste do Pará
Amazônia Minada aponta crescimento incomum de requerimentos por manganês em 2020, quando o metal passou a ser o segundo mais solicitado em terras indígenas, atrás apenas do ouro. Algumas das melhores jazidas do mundo estão no território do povo Kayapó, o mais afetado pelo recorde de pedidos. Exploração ilegal aumentou e indígenas denunciam o garimpo em suas terras.
Os Sateré-Mawé retomam terras ancestrais ameaçadas por madeireiros e grileiros
Em uma região historicamente ocupada pelo povo Sateré-Mawé, os indígenas reivindicam junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) a correção dos limites da Terra Indígena Andirá-Marau.
Ritual da Tucandeira: grupo indígena se prepara para reaver terras ancestrais
Em fevereiro, uma equipe de reportagem viajou para a Amazônia, passando tempo com os Sateré-Mawé, documentando sua cultura e conflitos de longa data com empresas de mineração e grileiros. Esta série analisa as novas ameaças impostas aos grupos Sateré e indígenas em todo o Brasil, à medida que são ameaçados pelas políticas favoráveis aos ruralistas […]
Contra investida ruralista, os Sateré-Mawé defendem seu território e cultura
Em fevereiro, uma equipe de Mongabay visitou o povo Sateré-Mawé, na divisa do Amazonas com o Pará, e documentou sua cultura e os conflitos de longa data com empresas de mineração e grileiros. Esta série analisa as novas ameaças impostas aos Sateré e grupos indígenas de todo o Brasil pelas políticas favoráveis aos ruralistas em […]