Postado emVisualização de dados / Notícias

Abertas inscrições para curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo

Curso gratuito para jornalistas ocorre ao longo de dois meses e oferece bolsas de reportagem para investigações na Amazônia brasileira

Em parceria com a USAID e a WCS, a Internews e a InfoAmazonia lançam o curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo. Durante dois meses, as pessoas participantes aprenderão sobre política ambiental no Brasil e no mundo, além de técnicas de investigação jornalística tradicional e guiada por dados geográficos. Ao final do curso, estudantes estarão preparados para cobrir delitos ambientais transfronteiriços na Amazônia, como desmatamento ilegal, queimadas, mineração ilegal e crimes contra a fauna.

As aulas serão virtuais e acontecerão duas vezes por semana, ao vivo, entre agosto e setembro de 2023. Cada aula terá duração de duas horas e o conteúdo ficará gravado e disponível para as pessoas participantes. A evolução de cada participante será avaliada por meio de formulários e provas obrigatórias para a obtenção de um certificado. É necessário dedicar aproximadamente 40 horas ao longo do curso.

O curso é gratuito e as inscrições estarão abertas até 31 de julho. Para se inscrever, é preciso ser comunicador, jornalista ou estudante dessa área. Além disso, será considerada a diversidade de gênero, cor, origem e localidade para a seleção dos participantes, buscando formar um grupo variado. As pessoas interessadas nesta capacitação e que se alinham com o perfil descrito, podem efetuar sua inscrição por meio deste formulário. Selecionaremos até 50 pessoas.

Os estudantes que concluírem o curso terão a oportunidade de se candidatar a uma bolsa de reportagem e receberão apoio financeiro de até R$ 6.300 para que produzam conteúdos e coloquem em prática os conhecimentos obtidos no curso. Esse valor cobrirá os custos de viagem para investigar um tema socioambiental. O conteúdo produzido será publicado no site da InfoAmazonia.

A formação é oferecida como parte do projeto Conservando Juntos, que visa fortalecer as capacidades dos atores da sociedade civil e suas redes regionais para conservar a biodiversidade e prevenir delitos ambientais na Amazônia. Essa oportunidade é possível graças ao apoio do povo dos Estados Unidos através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Dúvidas? Escreva para a coordenadora do curso, Thays Lavor, em [email protected].


O conteúdo é de responsabilidade da InfoAmazonia e Internews, e não reflete necessariamente os pontos de vista da Wildlife Conservation Society (WCS), USAID ou do Governo dos Estados Unidos.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.