Postado emReportagem Especial / Brasil

Outro lado – Nota da Funai

Sobre a atuação da gestão Bolsonaro na atenção aos indígenas, a reportagem entrou em contato com a Funai que, via assessoria de imprensa, encaminhou a seguinte nota:

“A Fundação Nacional do índio (Funai) esclarece que, em vez de trabalhar com assertivas falsas, tem atuado, efetivamente, com medidas práticas de apoio à população indígena, a exemplo do investimento de cerca de R$ 34 milhões em ações de fiscalização em Terras Indígenas de todo o país em 2021. As atividades são fundamentais para coibir ilícitos, tais como extração ilegal de madeira, atividade de garimpo e caça e pesca predatórias.

A fundação apoia, ainda, diversas operações conjuntas de fiscalização e proteção territorial realizadas em parceria com órgãos ambientais e de segurança pública, entre eles, Polícia Federal, Força Nacional, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Forças Armadas.

Como resultado das ações efetuadas pelo Governo Federal, foi constatada uma redução de 22,75% no desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia Legal entre 2020 e 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Por fim, a Funai esclarece que mantém o compromisso de diálogo permanente com as lideranças indígenas de todo o Brasil. A atual gestão da Funai sempre esteve aberta ao diálogo com as comunidades indígenas. Entre as inúmeras lideranças recebidas para reuniões na sede do órgão estão representantes das etnias Xavante, Paresi, Bakairi, Kayapó, Kaingang, Guarani, Tukano, Baré, Cinta Larga, Potiguara.”

Veja também

Mentiras compartilhadas pelo Whatsapp enfraquecem luta indígena
Bombou no YouTube: o “novo índio” e a “nova Funai” de Jair Bolsonaro
A falácia da soberania nacional na Amazônia, segundo Izabella Teixeira

Amazonas - Mentira tem preço
Fala - Histórias para não esquecer
InfoAmazonia

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.