Em Dezembro de 2015, Actualidad Ambiental informou que grande número de mineiros ilegais trabalhavam nas margens do rio Malinowski, que separa a Reserva Nacional de Tambopata de sua zona de amortecimento.
Arquivos Mensais:março 2016
Projeto de pesquisa participativa: línguas indígenas e mídias digitais
Povos cujas culturas e idiomas foram marginalizados e deslocados pelo Estado-nação, têm se apropriado da mídia digital para reafirmar sua presença cultural e linguística no ciberespaço.
As culturas indígenas e não indígenas, antes hostis entre si, agora misturadas
Os indígenas Xipaya e ribeirinhos estão encontrando uma vida comum na aldeia de Tukaya, nos confins remotos do rio Iriri.
Belo Monte financiada pelo BNDES — um megaprojeto com megaproblemas
Foi o BNDES rígido demais para mudar de rumo quando Belo Monte mostrou signos de ser um desastre financiero, ambiental e social?
Gigante da conservação coloca US $ 100 milhões em áreas protegidas da Amazônia
A Fundação Gordon e Betty Moore prometeu outros US $ 100 milhões para os esforços para estabelecer e apoiar áreas protegidas na paisagem andina-amazônica.
O “Dr. Tijolo” que mudou a história da arqueologia da Amazônia
Carlos Augusto da Silva, que trilhou o caminho das escavações de artefatos e peças milenares, agora é doutor em arqueologia pela Universidade Federal do Amazonas.
Funai repudia Matís por agressão a médico e surpreende indígenas do Amazonas
Segundo a Funai, um grupo de índios da etnia Matís ameaçou colaboradores e agrediu um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.
O Rio Iriri fornece exemplos de negócios sustentaveis e insustentaveis
Uma pequena central de processamento de castanha familiar hoje funciona, enquanto a plantação de seringueiras de Henry Ford e uma mega-fazenda já foram reclamados pela floresta.
Assassinatos de crianças no Brasil revelam violência generalizada contra indígenas
Dois casos de preconceito e violência — os assassinatos de Vitor e Dos Santos— são extremos de uma realidade que vive todos os dias a população indígena do Brasil.
Vice-ministra peruana confirma envenenamento por mercúrio em etnia Nahua
O motivo seria o consumo de um peixe proibido para o consumo humano em países como Colômbia e Brasil, porque seu corpo tem a capacidade de acumular mercúrio que adquire do ambiente.