Postado em

Referência na cobertura de saúde, o Vocativo produz jornalismo independente no Amazonas

Conheça um dos veículos que fazem parte da Rede Cidadã InfoAmazonia, iniciativa de fortalecimento do jornalismo local na Amazônia brasileira.

Rede Cidadã InfoAmazonia
Rede Cidadã InfoAmazonia
Referência na cobertura de saúde, o Vocativo produz jornalismo independente no Amazonas
Loading
/

Em 2005, ano em que iria concluir o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o então aluno Fred Santana assistiu a uma palestra que o deixou motivado a criar algo próprio: um site de notícias. Na época, ele estava terminando o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e, apesar das pressões, decidiu plantar a semente do que viria a ser O Vocativo

Hoje, O Vocativo é uma referência em reportagens sobre saúde, meio ambiente e política. A iniciativa evoluiu do incômodo sobre onde encontrar informações legitimadas por fontes que têm credibilidade. Desde outubro, o site é um dos parceiros da Rede Cidadã InfoAmazonia e já colaborou em matérias de grande repercussão, como as intituladas Remédios do SUS para combater malária entre os Yanomami foram desviados e são vendidos por garimpeiros ilegais na internet e Terras indígenas da Amazônia aguardam há mais de 20 anos por demarcação.

Neste novo episódio do podcast da Rede, os ouvintes podem conhecer a história desta mídia, que faz jornalismo independente de dentro da Amazônia.

“A minha ideia  era ter um canal em que tivesse a chance de fazer jornalismo independente e com credibilidade na cidade onde nasci, Manaus, capital do Amazonas”, contou Fred. “Em 2008, coloquei no ar a primeira versão do site, que hoje conhecemos como O Vocativo. O nome tem origem no latim e significa ‘chamar’”, explica.  “A ideia é que o site seja uma voz ativa dentro da sociedade e do jornalismo”, acrescentou.

Esse chamado ficou ainda mais forte depois que a pandemia de Covid-19 atingiu o Amazonas. Na época, Fred estava pensando em encerrar as atividades do site, mas acabou recebendo um chamado da própria vocação quando percebeu que, à medida que a situação se agravava, aumentava a necessidade de informações com credibilidade e produzidas por profissionais qualificados. Assim, Fred mudou a linha editorial d’O Vocativo.

Eu decidi, a partir de então, reformular a ideia do site e foquei um pouco mais em dois assuntos: ciência e política. A ciência, porque é através do método científico que a gente pode entender uma série de questões do nosso cotidiano como a saúde, o meio ambiente, a sustentabilidade, as mudanças climáticas e na ciência política, você consegue ter uma visão de mundo muito mais aprofundado. E esses dois assuntos me permitem trabalhar vários tipos de matérias

Fred Santana

Desde então, o veículo cresceu e ganhou reconhecimento nacional. Em junho do ano passado, conquistou o prêmio InfoVacina,da Agência Bori, na categoria Checagem, com o texto “Não há como vacinas criarem variantes do coronavírus, explicam cientistas”.

Para o futuro, Fred almeja a consolidação d’O Vocativo como uma referência de jornalismo local e continuar gerando impacto na realidade da Amazônia. “Eu gostaria muito que ele [o site] conseguisse atingir esse nível de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, conseguisse contribuir com os debates que a gente tanto precisa que eles sejam feitos, como, por exemplo, na questão política local. Debater o quanto autoridades falharam nessa pandemia, o quanto a questão climática é importante. Eu gostaria que ele fosse um dos agentes desse debate”, contou.

Fred cita três referências de jornalismo local que também estão fazendo a diferença em Manaus: o site CineSet, que faz cobertura de cinema, a jornalista Larissa Balieiro, que cobre esportes e a Agência Amazônia Real, que também faz cobertura socioambiental.

Arquivo Pessoal
Escritório d’O Vocativo, onde Fred escreve e alimenta o site.

Amazonas no Mapa das Mídias

O site O Vocativo faz parte do cenário da comunicação do Amazonas. O estado da região Norte tem 62 municípios e, de acordo com levantamento feito pela Rede Cidadã InfoAmazonia, o Amazonas é o estado que possui mais veículos de comunicação que pautam a agenda socioambiental, com 58 mídias mapeadas.

A Rede Cidadã InfoAmazonia estabeleceu parceria com vários veículos de comunicação da Amazônia brasileira com o objetivo de fortalecer a produção local, combater a desinformação socioambiental e estimular o aumento do alcance de público destes veículos. 

Entre os parceiros estão: Comitê Chico Mendes (Acre), Agência Tambor (Maranhão), Tapajós de Fato (Pará) e Agência Experimental de Comunicação (AGCOM) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.