• Notícias
    • Reportagens Especiais
    • Entrevistas
    • Notícias
    • Vídeos
    • Story maps
    • Web Stories
  • Mapas
  • Projetos
  • Podcast
  • Sobre nós
    • Contato
    • Trabalhe conosco
Explorar
MAIS
Modo escuro
Tamanho
Siga-nos
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
Ir para o conteúdo
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
InfoAmazonia

InfoAmazonia

O que você está procurando?
  • Notícias
    • Reportagens Especiais
    • Entrevistas
    • Notícias
    • Vídeos
    • Story maps
    • Web Stories
  • Mapas
  • Projetos
  • Podcast
  • Sobre nós
    • Contato
    • Trabalhe conosco
Explorar

Desinformação sobre a Amazônia: como o jornalismo reforça estereótipos a respeito da região

O que você está procurando?
Página inicial » Episode » Desinformação sobre a Amazônia: como o jornalismo reforça estereótipos a respeito da região
Postado em

Desinformação sobre a Amazônia: como o jornalismo reforça estereótipos a respeito da região

4 maio 2023 at 14:00

A pesquisadora Vânia Torres avalia que a desinformação sobre a região amazônica não ocorre apenas nas redes sociais, mas, também, na mídia tradicional.

Operação de Garantia da Lei e da Ordem Verde Brasil sob a Coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e com a participação de Órgãos Estaduais e Federais, para combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais Credit: Reprodução / Agência Brasil Credit: Reprodução / Agência Brasil
Reprodução / Agência Brasil

Rede Cidadã InfoAmazonia
Rede Cidadã InfoAmazonia
Desinformação sobre a Amazônia: como o jornalismo reforça estereótipos a respeito da região
00:00 / 14:00
Amazon Apple Podcasts Deezer Google Podcasts PocketCasts Spotify
Feed RSS

Dando continuidade ao episódio sobre o relatório Amazônia Livre de Fakes, produzido pelo coletivo Intervozes, esta segunda parte do episódio produzido pelo Carta Amazônia, membro da Rede Cidadã InfoAmazonia, traz uma entrevista com a jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, Vânia Torres. Ela avalia que a desinformação sobre a região amazônica não ocorre apenas através da internet e em páginas de redes sociais, mas, também, na mídia tradicional, sobretudo a do sudeste brasileiro. Segundo ela, não faltam exemplos de discursos que reafirmam mitos e estereótipos que retomam relações históricas de colonialidade a respeito da região. 

“Em linhas gerais, a imagem que se tem da Amazônia, principalmente através dos telejornais da Rede Globo, é uma Amazônia estereotipada. Quando se fala dos sujeitos amazônicos é uma imagem que coloca os sujeitos muitos distantes de serem protagonistas”, ressalta Torres que acrescenta que “o discurso da ‘Amazônia selvagem em oposição ao sudeste civilizado’ é constantemente reforçado pelas narrativas da mídia sudestina”.

/ Arquivo Pessoal
Professora Vânia Torres e a obra fruto de pesquisa sobre a visão do jornalismo a respeito da Amazônia.

No livro À sombra da floresta, a Amazônia no jornalismo de televisão, lançado no último mês de abril, Vânia analisa diversas reportagens sobre a região amazônica exibidas pelos telejornais da Rede Globo. Na obra, a pesquisadora afirma que a Amazônia narrada pelos telejornais nacionais é semelhante aos relatos dos navegadores europeus que chegaram à região no século XVI. 

“Nós não somos vistos por esse Brasil sudestino e hegemônico como protagonistas. Nós não somos vistos, por exemplo, como pesquisadores que pensam, que produzem conhecimento. A gente tem esse incômodo de quem está sendo visto, está sendo olhado. como um bicho raro e não como pessoas que possam ser escutadas, que devem ser escutadas quando se trata de Amazônia”, afirma.

Rede Cidadã InfoAmazonia

A Rede Cidadã InfoAmazonia desenvolve reportagens e podcasts voltados para agenda socioambiental pautada por mídias sediadas na Amazônia que produzem conteúdo independente, crítico e analítico sobre a Amazônia e seus povos. Atualmente, são parceiros da Rede: Tapajós de Fato, de Santarém, no Pará; site O Vocativo, de Manaus, no Amazonas; Agência Experimental de Jornalismo, do Macapá, no Amapá; Agência Tambor, de São Luís, no Maranhão; e a Carta Amazônia, de Belém, no Pará.


Texto de autoria do jornalista Adison Ferreira, coordenador do Carta Amazônia (membro da Rede Cidadã InfoAmazonia).

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts relacionados

Desinformação na Amazônia retoma imaginário colonial sobre a floresta e os povos indígenas

abril 12, 2023

Discursos mentirosos inspirados em mitos da colonização estimulam violência no ambiente virtual e alimentam hostilidade contra povos da floresta e organizações que atuam na região

Ações pontuais não são suficientes para reduzir crimes, dizem lideranças Guajajara no Maranhão

fevereiro 27, 2023

Escalada de violência permanece contra indígenas; Ministério dos Povos Indígenas definiu um Grupo de Trabalho mas ainda não anunciou medidas

Lições da mitologia indígena contra as fake news

maio 6, 2022

O filósofo e antropólogo indígena Dagoberto Azevedo conta como a tradição indígena ajuda a combater mentiras

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

CONTEÚDO

  • Notícias
  • Mapas
  • Projects

INSTITUCIONAL

  • Sobre nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco

OUTROS

  • Espanhol (Español)
  • Inglês (English)

Web desenvolvida por

Hacklab /