Representantes ministeriais declararam apoio ao Mapa do Caminho durante um evento no início da tarde desta terça-feira (18) na COP30. O encontro reuniu uma coalizão ampla que inclui tanto países produtores quanto consumidores de petróleo, gás e carvão.

Representantes ministeriais de 82 países declararam apoio oficial ao Mapa do Caminho (roadmap, em inglês) proposto pelo Brasil para a transição rumo ao fim dos combustíveis fósseis, segundo informação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O anúncio ocorreu durante o evento “Mutirão Call for a Fossil Fuel Roadmap”, que reuniu uma coalizão ampla e diversa de países, tanto produtores quanto consumidores de petróleo, gás e carvão.

A proposta brasileira ganhou força ainda no início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), quando Lula (PT) convocou os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para a “construção do Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis”.

Como resultado da COP30, o governo brasileiro defende a construção de um calendário com metas para que países — tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento — busquem soluções alternativas aos combustíveis fósseis. 

“O presidente Lula foi muito claro no seu pedido: esta COP precisa entregar um roteiro para o fim do uso dos combustíveis fósseis. Hoje, sabemos que os países não apenas ouviram, mas apoiam a idéia. Agora é a hora de transformar palavras e apoios em resoluções no texto final da conferência”, disse Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima (OC).

O apoio de mais de 80 países foi recebido pelo Itamaraty como um sinal de que o Brasil assume protagonismo no redesenho da governança climática global. A expectativa do governo é que, até o fim da COP30, mais países se juntem ao Mutirão e que o roadmap sirva de base para um acordo internacional mais ambicioso sobre a transição energética.

Em seus discursos durante a conferência, Lula já havia destacado que o compromisso de saída dos combustíveis fósseis não deve recair de maneira desigual sobre as nações mais pobres. O presidente reforçou que a transição energética precisa ser acompanhada de garantia de empregos, inclusão social e proteção de populações vulneráveis.


Imagem de abertura: Coletiva de imprensa sobre o Mapa do Caminho na tarde desta terça-feira, 18 de novembro. Foto: Fábio Bispo/InfoAmazonia

Sobre o autor
Avatar photo

Fábio Bispo

Repórter investigativo da InfoAmazonia, com foco em cobertura política, transparência pública, jornalismo de dados e questões socioambientais. Com mais de uma década de experiência, já colaborou...

4 comentários encontrados. Ver comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments

  1. Esse governo está marcado pelas notícias mentirosas, pelos engodos e pelas tentativas estelionatárias de informação, para dar cunho de credibilidade precisa publucar a lista dos 82 países, caso contrário é o mesmo que acreditar que Lula não é corrupto.

  2. Esse governo está marcado pelas notícias mentirosas, pelos engodos e pelas tentativas estelionatárias de informação, para dar cunho de credibilidade precisa publucar a lista dos 82 países.

Deixe um comentário

Gift this article