Investigação #LaRutaDelOro na Colômbia, Equador, Brasil, Peru e Bolívia mostra como a expansão da mineração ilegal de ouro não só está degradando parte da reserva de biodiversidade na Amazônia, mas mudando drasticamente a vida de seus habitantes.
Arquivos Mensais:julho 2015
Mega-represas que fazem drástica mal para a biodiversidade tropical
Pesquisadores da Universidade de East Anglia afirmam que a extensão dos impactos à biodiversidade de grandes barragens hidrelétricas em regiões de florestas tropicais de terras baixas têm sido “severamente negligenciada”.
Autoridades peruanas arquivaram mais de 1.000 relatórios de poluição ambiental
Reportagem do site investigativo Convoca descobriu mais de mil casos de supostas violações ambientais durante os governos de Toledo, Garcia e Humala (entre 2002 e 2013) e que foram “ignorados apesar da gravidade das provas”.
Trabalho de campo da perícia nas usinas do Madeira está parado por falta de recursos
Os peritos, todos especialistas renomados, deveriam analisar e coletar dados do reestudo do impacto socioambiental das barragens na região
Áreas protegidas da Amazônia absorvem 11 vezes mais carbono
Pesquisa mostra a importância das reservas e terras indígenas em comparação com áreas não protegidas, num momento em que as mudanças climáticas já são fato na região.
Imazon: A ciência engajada na preservação da Amazônia
Imazon completa 25 anos este mês. ONG se destaca pela produção científica e pelo monitoramento independente do desmatamento na região.
Os vestígios de petróleo que governos peruanos tentaram esconder
Jornalistas investigativos peruanos acederam a relatórios de supervisão ambiental de hidrocarbonetos até então desconhecidos que os últimos três governos ignoraram apesar da gravidade dos indícios
Governo expulsa da floresta comunidades que mais preservam a floresta
Pesquisador social denuncia ações de violência praticadas pelo Ibama e ICMBio contra os ribeirinhos do Pará, populações que têm uma relação de equilíbrio com o meio ambiente.
Depois da cheia, cidades estavam despreparadas para atender o desastre
Prefeituras dos sete municípios mais afetados pela enchente histórica não contavam com serviços para atuar na redução do risco do desastre natural e realizar as ações de mitigação, respostas e recuperação dos danos sociais e econômicos das populações, em 2014.
Mato Grosso lidera ranking anual de desmatamento na Amazônia Legal
De agosto de 2014 a junho de 2015 foram registrados 943 quilômetros quadrados de desmatamento, uma alta de 149% se comparado ao mesmo período do ano anterior (agosto de 2013 a junho de 2014), quando 378 quilômetros quadrados de floresta foram derrubados.