Após a desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé, é hora de aprender a conviver pacificamente com diferentes modelos socioeconômicos.
Arquivos Mensais:fevereiro 2015
Belo Monte vai remover 2.000 famílias em dois meses em Altamira
Para driblar atrasos e obedecer ao novo cronograma de construção da hidrelétrica de Belo Monte, a concessionária Norte Energia vai remover nos próximos dois meses mais de 2.000 famílias das áreas que serão alagadas.
Relatório da Funai determina que terra é dos Munduruku
Demarcação da terra Sawré Muybu é vista como um empecilho pelo governo, que planeja construir sete usinas na bacia do rio Tapajós.
El Deber: Chega mais água em Cobija, na Bolívia, e já são 3200 afetados
Espera-se que nas próximas 72 horas descenda o fluxo do rio Acre, que na segunda-feira chegou a 14 metros, batendo a enchente registrada em 2012.
Com inundações, famílias são obrigadas a sair de casa no Acre
Em Assis Brasil, fronteira com o Peru, o rio Acre transbordou. Em 24 horas, o volume de chuva superou o esperado para todo o mês de fevereiro.
BBC: Drones para escanear antigas civilizações da Amazônia
Cientistas irão escanear a floresta amazônica no Brasil para procurar evidências de ocupação por civilizações antigas. Um drone será enviado com um instrumento a laser para ver através do dossel procurando terraplanagens que foram construídas há milhares de anos.
Continua a chuva em Cobija e maiores inundações são temidas
O governador de Pando, na Bolívia, disse que os municípios Bolpebra, Porvenir e Cobija estão em alerta vermelha pelas enchentes do rio Acre. Há 5 bairros inundados em na cidade de Cobija.
Instituto peruano investiga sequestro de carbono em florestas de Ucayali
O Instituto de Pesquisas da Amazônia Peruana realizou um estudo sobre a estimativa do estoque de carbono em florestas de bambu, na comunidade nativa Bufeo Pozo.
As feridas da petroleira Pluspetrol na Amazônia peruana
Após 15 anos de exploração de petróleo e seis meses antes do final do seu contrato, Pluspetrol luta nos tribunais por não pagar milhões em multas por infrações ambientais.
Nove países da América Latina para proteger a Amazônia das mudanças climáticas
Nove países da região amazônica se uniram para lidar com os efeitos das alterações climáticas, através do “Projeto Regional de apoio à Visão Amazônica 2018”.