Postado emOpinião /

Visualizando dois anos de fogos na Amazônia

À parte dos incêndios na Amazônia que podem ocorrer naturalmente, existem aqueles que são causados intencionalmente ou acidentalmente iniciados . Este é um problema com implicações sérias para as mudanças climáticas.

Porque decidimos criar este mapa?

Muitos ecologistas estão aliviados com a queda da taxa  de desmatamento na Amazônia, mas o desmatamento é só um dos vários desafios que a Amazônia deve enfrentar. A Universidade de Lancaster publicou um estudo que demostrou que os incêndios na Amazônia causam emissões de carbono em larga escala. No ano passado, pesquisadores em Penn State descobriram que a seca e os incêndios são uma combinação mortal para as árvores da Amazônia.

O mapa de fogos na Amazônia coloca os dados de dois anos dentro de uma perspectiva maior. É possivel ver a fúria dos focos de calor que consumem a floresta na época de seca, e ver quais áreas sofrem o ano todo. O mapa deixa claro que não se trata de problema de fácil resolução.

Dados

Os dados foram obtidos no Sistema de Manejo de Recursos de Informação de Fogos da NASA (NASA FIRMS), uma parte do Sistema para Informação e Dados de Observação do Sistema Terra (EOSDIS).
NASA FIRMS disponibiliza a informação sobre fogos no mundo inteiro desde o ano 2000 gratuitamente, com downloads disponíveis em formatos shapefile ou csv.

Fires4

Processo

A utilização de CartoDB (um serviço de bases de dados espaciais e visualização no cloud) facilitou a criação do mapa. O primero paso foi criar uma tabela no dashboard de CartoDB e subir os dados shapefile dentro de um archivo zipado. A coluna descrevendo as datas de ocorrência do fogo teve que ser redefinida como tipo de dado “date”. O processo foi simples no Data View, selecionando a coluna e depois “Change the data type”.

Para o mapa-base foi utilizada uma camada de MapBox com estilos feitos pelo equipe de InfoAmazonia, que mostra a densidade de fogos como mapa de calor.

Para que a visualização simulasse o movimento do fogo enquanto cresce e crepita, escolhemos a opção “Torque” no “wizard de visualização”. Experimentamos varias combinações de estilo blend e trails para conseguir o efeito desejado. Finalmente, adicionamos uma legenda com HTML, e finalizamos o mapa.

Resultado Final

Aqui esta publicado nosso resultado final no InfoAmazonia: /projects/fire

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.