Até a última gota
Cinco décadas de danos não foram suficientes. Uma nova corrida por petróleo se desenha na Amazônia.
REPORTAGENS
CLIQUE NO NOME DOS PAÍSES PARA LER AS HISTÓRIAS
O projeto especial Até a Última Gota é resultado de uma investigação transfronteiriça e multidisciplinar que, ao longo de quase um ano, percorreu a Amazônia para entender os impactos — passados, presentes e futuros — da exploração petrolífera no maior bioma tropical do planeta.
Combinando o trabalho de jornalistas, fotógrafos, analista de dados, designers e cientistas, o projeto investigou extensas bases de dados, examinou documentos inéditos de governos e empresas, realizou dezenas de entrevistas e reportagens de campo em cinco países que concentram mais de 80% da floresta tropical: Brasil, Colômbia, Equador, Guiana e Peru.
Por décadas, comunidades amazônicas conviveram com promessas de desenvolvimento econômico impulsionado pelo petróleo. No entanto, o que muitos vivenciaram foram vazamentos de óleo, desmatamento, deslocamentos forçados e o aprofundamento de desigualdades sociais.
Nesta série especial em seis capítulos, coordenada por InfoAmazonia em parceria com outros veículos de países amazônicos – GK (Equador), Ojo Público (Peru) e Rutas del Conflicto (Colômbia) – investigamos como a expansão da atividade petrolífera transforma ecossistemas, impacta populações indígenas e altera dinâmicas políticas e econômicas em escala transnacional.
Nosso ponto de partida dessa investigação foi a recente pressão do governo brasileiro para explorar petróleo na foz do rio Amazonas — mesmo após sucessivas negativas dos órgãos ambientais e alertas da comunidade científica. O tema se torna ainda mais relevante no momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30 em Belém, no Pará, suscitando debates fundamentais sobre os limites entre conservação e exploração em uma das regiões mais estratégicas para o futuro do planeta.
CONHEÇA TODAS AS HISTÓRIAS
Petroleiras criam ‘cortina de fumaça’ para viabilizar exploração na costa amazônica do Brasil
Petrobras promete explorar um único poço, mas investigação aponta movimentação de petroleiras para avançar com a extração de petróleo em toda a Foz do Amazonas – com impactos para terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.
ExxonMobil consolida ‘petroestado’ em meio a denúncias ambientais na Guiana
A petroleira norte-americana transformou a Guiana em um dos maiores produtores de petróleo do mundo. No entanto, a expansão veio à custa do aumento da desigualdade, da flexibilização de regras ambientais, da queima irregular de gás e da crescente influência estrangeira sobre o país.
Indígenas da Amazônia colombiana denunciam poluição por petróleo e ameaças de guerrilhas
Presidente Gustavo Petro promete ao mundo interromper a exploração de petróleo e gás na Amazônia. Mas a Colômbia enfrenta um dos cenários mais desafiadores da região, onde indústria petrolífera, grupos armados e indígenas disputam os mesmos territórios.
Petróleo gera royalties, mas não desenvolvimento na Amazônia peruana
A exploração de petróleo no Peru gera milhões para obras públicas, mas, em 2023, apenas metade dos recursos chegou aos municípios amazônicos. Cidade de Mazán é um exemplo claro da distância entre o dinheiro arrecadado e os benefícios concretos para a população.
Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador
Nos últimos 30 anos, as três empresas que operaram o bloco 10, área de extração de petróleo na Amazônia equatoriana, adotaram estratégias para fragmentar as comunidades e torná-las dependentes de suas atividades. Mas líderes e organizações indígenas resistem a essa pressão.
Metodologia
Como investigamos os dados de petróleo na Amazônia? Entenda aqui.
Equipe
Direção
Juliana Mori
Coordenação, edição e reportagem
Flávia Milhorance
Edição
Carolina Dantas
Reportagens no Brasil e na Guiana
Fábio Bispo
Reportagem na Colômbia
Pilar Puentes
Reportagem no Peru
Aramís Castro
Reportagem no Equador
Emilia Paz y Miño
Reportagem e coordenação no Equador
Isabela Ponce
Fotografia no Brasil e na Guiana
Victor Moriyama
Fotografia no Equador
Diego Lucero
Fotografia na Colômbia
Juan Carlos Contreras
Fotografia no Peru
Marco Garro
Edição no Peru
Catalina Lobo-Guerrero
Coordenação no Peru
Nelly Luna Amancio
Análise de dados
Renata Hirota
Visualização de dados
Carolina Passos
Design de informação
Lab Gn | Gênero e Número
Direção criativa
Marilia Ferrari – Lab Gn
Design
Victoria Sacagami – Lab Gn
Desenvolvimento web
Amanda Gedra – Lab Gn
Consultoria científica na reportagem da Guiana
Joubert Marques – Instituto Internacional Arayara
Checagem de fatos das reportagens
Tradução para o espanhol
Juan Ortiz
Tradução para o inglês
Matt Sandy
Juliana Horta
Revisão jurídica
Rafael Fagundes
Redes sociais
Luiza Toledo
Coordenação na Colômbia
Oscar Parra
Direção-executiva na InfoAmazonia
Stefano Wrobleski
Esta reportagem faz parte do especial Até a Última Gota, produzido com o apoio da Global Commons Alliance, um projeto patrocinado pela Rockefeller Philanthropy Advisors.
A reportagem sobre a Guiana também foi desenvolvida na Unidade de Geojornalismo InfoAmazonia, que conta com apoio do Instituto Serrapilheira.