Postado em

Podcast dá visibilidade a vivências dentro e fora da floresta na Amazônia paraense

No Carta Amazônia, jornalistas belenenses contam histórias de personagens a partir de narrativas do território

Rede Cidadã InfoAmazonia
Rede Cidadã InfoAmazonia
Podcast dá visibilidade a vivências dentro e fora da floresta na Amazônia paraense
Loading
/

O podcast da Rede Cidadã InfoAmazonia (RCI) publicou mais um episódio da série de perfis de veículos locais que fazem cobertura socioambiental na Amazônia brasileira. Dessa vez, a RCI conta a história de outro podcast, o Carta Amazônia, feito diretamente de Belém, no Pará. 

O podcast Carta Amazônia surgiu em julho de 2020 e é produzido por três jornalistas que são amigos desde os tempos da graduação: Adison Ferreira, Eraldo Paulino e Cecília Amorim. Os três já trabalharam em diversos veículos de comunicação e em várias funções. Passando por assessoria, produção de audiovisual, edição, reportagem, rádio e educomunicação. 

Ao optar por produzir conteúdo em áudio, o trio seguiu uma tendência em alta no Brasil, que é um dos três maiores consumidores de podcasts no mundo, junto com Suécia e Irlanda. O nome do projeto já explica um pouco do que eles pretendem. “ É uma referência direta à palavra carta, tanto no sentido de documento, como no sentido de  gênero textual dialógico, que tem como  objetivo estabelecer uma conversa entre dois ou mais emissores. A proposta do Carta, desde o início foi  essa: ser um registro que estabelece um diálogo sobre o local onde esse documento é produzido”, explica Adison Ferreira.

Agora, eles investem num conteúdo próprio, focando na pauta socioambiental. Nos 12 episódios produzidos até agora, eles abordam política ambiental, garimpo ilegal, conflitos agrários na Amazônia e tudo o mais envolvendo a região e seus povos. 

“A gente percebeu que muitas vozes da nossa comunidade não eram ouvidas [pela imprensa], porque os jornalistas buscavam as fontes oficiais e as pessoas de renomes. Aquelas pessoas que estão no nosso território mesmo, não apareciam nas reportagens. O nosso projeto veio com essa ideia de dar voz para essas pessoas, para o nosso território”, explica Cecília Amorim.

Em fevereiro de 2023, o Carta Amazônia criou um site, onde publica crônicas e reportagens sobre personagens do cotidiano em Belém, e sobre problemas que afetam as populações da Amazônia. Além disso, o Carta se propõe a discutir o fortalecimento do jornalismo local, como fizeram no podcast “Crise Humanitária Yanomami”, em que conversaram com o líder indígena Dário Kopenawa e com as jornalistas Valéria Oliveira e Vanessa Vieira, de Boa Vista (RR). 

“As entrevistas que a gente conseguiu, nos ajudaram a ter essa visão de como é para nós, jornalistas amazônidas, falar da Amazônia, né? Como é difícil estar nessa trincheira todo santo dia e não ser valorizado e valorizada, né? De repente, subestimarem a nossa capacidade”, afirma Eraldo Paulino. 

Rede Cidadã InfoAmazonia no Pará

O podcast da Rede Cidadã InfoAmazonia já contou outras duas histórias do Pará. A primeira foi sobre a Rede Jandyras, um grupo de mulheres, de Belém, que lutam por justiça climática, com ações que já tingiram o legislativo da cidade. 

Depois, a Rede Cidadã também conversou com o Tapajós de Fato, veículo de Santarém, que faz parte do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, também focado na cobertura socioambiental.  Um dos objtivos da Rede Cidadã InfoAmazonia é registrar e monitorar mídias e coletivos sediados na Amazônia, que tenham impacto local e estejam trabalhando de forma independente temas socioambientais na região.


 O roteiro e apresentação deste episódio são da jornalista Jullie Pereira, com apoio da Report For The World, iniciativa da Ground Truth. A edição é de Izabel Santos e a produção de áudio é de Carlos Paes. Este conteúdo faz parte do projeto Rede Cidadã InfoAmazonia, iniciativa para criar e distribuir conteúdos socioambientais produzidos na Amazônia.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.