Postado em

Jornalismo independente e investigativo feito por jovens dá visibilidade a violações de direitos de comunidades tradicionais em Santarém (PA)

Veículo criado em 2020 produz jornalismo fora das linhas tradicionais, fazendo mais do que produzir notícias

Rede Cidadã InfoAmazonia
Rede Cidadã InfoAmazonia
Jornalismo independente e investigativo feito por jovens dá visibilidade a violações de direitos de comunidades tradicionais em Santarém (PA)
Loading
/

Quando o portal Tapajós de Fato surgiu, em 2020, no município de Santarém, no Pará, os seus jovens criadores queriam uma coisa só: representatividade. É dessa forma que os jornalistas Marcos Wesley e Isabelle Maciel mantêm o veículo que, hoje, faz mais do que produzir notícias e, também, fortalece as organizações de base existentes no território através da comunicação. 

Neste episódio do podcast Rede Cidadã InfoAmazonia, Isabelle e Marcos contam a trajetória do Tapajós de Fato, falam sobre os desafios de fazer jornalismo independente na Amazônia e relatam momentos que marcaram, até aqui, a história da equipe.

“Pode parecer clichê, mas, quando a gente cobre Amazônia, quando a gente cobre realmente como ela é, a gente não pode ter medo, né? A gente não pode ter medo de ir atrás e de reportar exatamente a realidade como ela é, a gente não pode ter esse medo ”, disse Isabelle Maciel. 

Nos últimos 20 anos, a região do rio Tapajós onde fica a cidade de Santarém, viu o avanço da monocultura, principalmente da soja, do uso de agrotóxicos e do garimpo ilegal. Além das ameaças e consequências da instalação de grandes empreendimentos, como o porto da Cargill e a Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, e, até mesmo, do turismo desordenado.

“Todo esse contexto socioambiental é atravessado, hoje, principalmente por essa questão relacionada aos grandes projetos previstos para a região que vão desde hidrelétrica no rio Tapajós até um linhão que corta toda a nossa região e que atravessa, pelo menos, três territórios quilombolas e mais alguns territórios indígenas também. E a nossa cobertura é muito pautada nesse sentido. Como é que os povos tradicionais, originários percebem esse avanço e quais são as possibilidades de que a gente construa ferramentas nesse enfrentamento?”, explicou Marcos Wesley. 

Cobertura na Amazônia

A Rede Cidadã tem por objetivo dar destaque e mapear veículos locais que atuam na Amazônia. Sobre a cidade de Santarém, o Tapajós de Fato publicou, neste mês, a reportagem “A atuação da mineração em Oriximiná e os seus impactos negativos nas comunidades quilombolas e ribeirinhas”. Neste episódio também foi indicado o podcast do TdF “Falas pela Ação Climática”, que está disponível nas plataformas de áudio. 

Para conhecer os parceiros e o mapeamento de veículos da Rede Cidadã InfoAmazonia basta acessar aqui.


Este conteúdo faz parte do projeto Rede Cidadã InfoAmazonia, iniciativa para criar e distribuir conteúdos socioambientais produzidos na Amazônia.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.