Mary Robinson afirmou que o ideal é manter o foco e a atenção no panorama geral para garantir um bom resultado nas negociações.
Em mensagem postada em grupos de observadores e mobilizadores climáticos, a ex-presidente da Irlanda e membro da organização internacional “The Elders“, Mary Robinson pediu cautela e respeito após o incêndio que atingiu um pavilhão da Zona Azul, na COP30, na tarde desta quinta-feira (20).
“Em momentos como este, é natural que as emoções aflorem, mas é também quando nossa firmeza conta mais. Sejamos cautelosos na forma como nos manifestamos publicamente e evitemos qualquer crítica que possa, involuntariamente, adicionar combustível a uma situação já difícil para o Brasil. A mídia já está amplificando o drama, e não queremos que a história desta COP se torne ‘o multilateralismo em chamas’”, comentou.
Nosso papel agora é manter a calma, o foco e a atenção no panorama geral: garantir um resultado ambicioso e significativo desta COP. O trabalho não está terminado, e nosso foco ainda é muito necessário. Vamos manter nossa energia coletiva naquilo que realmente importa
Mary Robinson, a ex-presidente da Irlanda
A organização The Elders foi fundada por Nelson Mandela em 2007. Eles se declaram um grupo independente de líderes globais que trabalham pela paz, justiça, direitos humanos e por um planeta sustentável.
Esta reportagem foi produzida por Amazonia Vox, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original aqui.