Um grupo de indígenas do povo Munduruku protestou na manhã desta sexta-feira (14) na entrada da Zona Azul, espaço da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) onde ocorrem as negociações oficiais e plenárias das Cúpulas dos Líderes.

O protesto começou às 4h e, por volta de 9h, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, foi ao local para se reunir com o grupo de Mundurukus e ouvir as reivindicações. Indígenas e Lago saíram do espaço de mãos dadas. Eles entraram na Vila COP e foram para uma reunião interna com as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Mais cedo, os Mundurukus chegaram a bloquear a entrada da Zona Azul, em um protesto pacífico. Eles são contra projetos de infraestrutura que afetam direitos dos povos indígenas do rio Tapajós, como hidrovia do Tapajós, a Ferrogrão e os projetos de créditos de carbono para compensar gases do efeito estufa.

Um grande efetivo do Exército e da Força Nacional foi deslocado para proteger o acesso, mas a manifestação ocorreu sem confronto.

Observadores e outros participantes na COP30 formaram um cordão de proteção ao redor de indígenas, em solidariedade.

Tishiko King, indígena do povo das Ilhas do Estreito de Torres, da Austrália. Foto: Meghie Rodrigues/InfoAmazonia

“Estamos aqui em solidariedade aos nossos irmãos indígenas brasileiros em defesa de sua cultura, território e sobrevivência”, disse Tishiko King, indígena do povo das Ilhas do Estreito de Torres, da Austrália.

“Como sociedade civil presente aqui, o que podemos fazer é escutá-los e apoiá-los nesta luta, que eles estão liderando. E se a Austrália vencer em em sua oferta para realizar a COP31 no ano que vem, vamos continuar o trabalho iniciado aqui e mostrar que a força e resiliência dos povos indígenas existe no mundo todo”, completou.

Sobre o autor
Avatar photo

Fábio Bispo

Repórter investigativo da InfoAmazonia, com foco em cobertura política, transparência pública, jornalismo de dados e questões socioambientais. Com mais de uma década de experiência, já colaborou...

Avatar photo

Meghie Rodrigues

Jornalista de ciência e meio ambiente com foco na cobertura de mudanças climáticas.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gift this article