Mapa do InfoAmazonia atualizado em tempo real com os dados da NASA, revela a concentração de focos de calor no Estado nas últimas 24 horas.

Foto de morador de Caracaraí enviada ao portal G1 Roraima (crédito: Arquivo Pessoal/G1)
Foto de morador de Caracaraí enviada ao portal G1 Roraima (crédito: Arquivo Pessoal/G1)

Os moradores do estado de Roraima estão enviando “pedidos de socorro” pelas redes sociais diante da grave situação das queimadas no estado. Um morador da cidade de Caracaraí, o município com mais focos de incêndio em todo o país nas últimas 48 horas, postou fotos que mostram o céu tomado de fumaça. Outros, no Facebook, alertaram para as queimadas nas florestas às margens do Rio Jauaperi.

Este mapa do InfoAmazonia, atualizado em tempo real com os dados da NASA, revela a concentração de focos de calor no Estado nas últimas 24 horas.

O número de pontos de queimada em Roraima em janeiro (1257) é o maior já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1998, quando começa a série histórica. Em relação ao ano passado, o crescimento das queimadas em janeiro é de 280%. O quadro confirma o temor de que o El Niño, por ter agravado a seca na Amazônia, levará a uma explosão na quantidade de queimadas na região. Antes desde ano, o pior momento para o Estado havia sido 2007, exatamente um período de ocorrência de El Niño. Veja gráfico abaixo, feito a partir dos dados do INPE.

Em outra notícia relacionada com as queimadas em Roraima, a companhia de distribuição de energia do Estado, a Cerr, informou que os incêndios já causam prejuízo de 500 mil reais à rede elétrica.

Desde segunda, dia 25, as autorizações de queimadas estão suspensas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.