Raimundo era conselheiro da Reserva desde 2012 e também participava do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim, opondo-se à ação de madeireiros na região.

Raimundo Santos Rodrigues, conselheiro da REBIO do Gurupi e sua esposa (à esq.) | Foto: Divulgação/ICMBio
Raimundo Santos Rodrigues, conselheiro da REBIO do Gurupi e sua esposa (à esq.) | Foto: Divulgação/ICMBio

Na última terça-feira (25), um dos conselheiros da Reserva Biológica (REBIO) do Gurupi, foi assassinado em Bom Jardim (MA). Raimundo Santos Rodrigues estava acompanhado da esposa Maria da Conceição, que foi alvejada no momento do ataque e encontra-se hospitalizada.

Pai de seis filhos e morador da comunidade Brejinho das Onças, na REBIO, Raimundo era conselheiro da Reserva desde 2012 e também participava do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim, opondo-se à ação de madeireiros na região.
Segundo informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), cerca de 100 famílias de agricultores vivem na comunidade Brejinho das Onças, que é ocupada há pelo menos 50 anos, localizada no interior da REBIO. A comunidade é alvo de perseguições e enfrenta também uma ação de reintegração de posse, movida por um latifundiário da região.

Criada em 1988, a REBIO do Gurupi é uma área de 341.650 hectares, historicamente pressionada pela extração de madeira ilegal e mais recentemente pelo agronegócio, com derrubada de áreas para pastagens e plantações de mandioca, além da presença de carvoarias ilegais. Ela figura entre as dez Unidades de Conservação com maior área desmatada da Amazônia Legal, tendo aproximadamente 30% de sua extensão já desmatada.
Junto com as Terras Indígenas Alto Turiaçu, Caru e Awá, a REBIO do Gurupi é um dos poucos remanescentes de floresta Amazônica no estado do Maranhão.

– Matéria originalmente publicada no site do Instituto Socioambiental.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.