A InfoAmazonia estreia nesta sexta-feira (18) o primeiro episódio do podcast Rede Cidadã InfoAmazonia. O projeto tem por objetivo divulgar notícias e veículos que atuam nos estados da Amazônia Legal, valorizando o jornalismo local e dando ênfase às pautas relacionadas às problemáticas amazônicas. O primeiro episódio, apresentado pela jornalista Jullie Pereira, repercute a presença do Brasil na COP (Conferência das Partes) 27, as expectativas sobre de como as decisões devem afetar a vida dos amazônidas e ensina, de forma didática, porque os debates internacionais devem ser acompanhados por todos.
O podcast tem a participação de Hannah Balieiro, ativista e articuladora do Instituto Mapinguari, do Amapá. Ela participa da COP27, no Egito, e explica a necessidade de ter vozes diversas participando da conferência. “Já que essa crise climática tem nos afetado cada vez com mais frequência dentro do nosso dia a dia, dentro do nosso cotidiano, a gente precisa falar sobre essas perdas que a nossa população está tendo e esses danos que a crise climática tem causado na vida das pessoas comuns”, disse.
A COP27 termina nesta sexta-feira, mas suas consequências e impactos devem impulsionar ações nos próximos anos em cada estado da região amazônica. Neste ano, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente no evento e reafirmou compromissos para acabar com a fome e com o desmatamento na Amazônia. Ele também pediu que a COP30, em 2025, ocorra em um dos estados da região.
A fome também foi algo citado no podcast, em que Hannah Balieiro ressalta a insegurança alimentar na Amazônia e a necessidade da pauta estar aliada às conversas sobre o clima. ”Precisamos falar também sobre a nossa insegurança alimentar. A gente tem diversos estados da Amazônia que hoje estão em uma situação de insegurança alimentar. Como a gente consegue olhar pra questão climática e olhar para a produção de alimentos de uma maneira em que a gente consiga trazer qualidade de vida pras pessoas que estão morando dentro do território amazônico”, disse.
O podcast Rede Cidadã InfoAmazonia está disponível nas plataformas de áudio e os episódios serão lançados a cada mês. A produção e apresentação é de Jullie Pereira, edição de Carlos Paes e Izabel Santos, com depoimentos coletados durante a COP27 pelo jornalista Thales Lima, do Instituto Mapinguari (Amapá).
Cobertura na Amazônia
A cobertura da COP27 e os debates sobre os impactos do colapso climático foi pauta frequente nos veículos que fazem cobertura socioambiental na Amazônia. O Tapajós de Fato, do Pará, publicou no início de novembro a reportagem ”Como invernos mais longos impactam diretamente a economia de populações amazônidas”, mostrando que agricultores estão perdendo sua renda após intensas chuvas.
Em meio aos debates da COP, o jornalista Lúcio Flávio Pinto, em seu blog, também aponta os dados do desmatamento na Amazônia em comparação aos dados de outros países e questiona a aliança firmada entre o Brasil, a República Democrática do Congo e a Indonésia. Uma aliança que visa a redução do desmatamento. Lúcio questiona os motivos de não incluírem países da América do Sul, que fazem fronteira com a Amazônia. “Podem ser ignorados?”, pergunta.
O site O Vocativo, do Amazonas, publicou a reportagem “COP27: Povos tradicionais atacam o ‘colonialismo climático’”, ressaltando a falta de investimentos nos territórios e de recursos nas mãos de indígenas e amazônidas.
A InfoAmazonia também publicou reportagem relacionando a estiagem em municípios do Amazonas e a crise climática à nível global. “A atmosfera é um caldeirão. Tem temperatura, tem água, tem ar e nós estamos aumentando a temperatura da fornalha, estamos aumentando a temperatura da panela de pressão. Isso se manifesta através dos extremos”, disse o meteorologista Marcelo Seluchi. Além disso, o repórter Leandro Chaves abordou as estratégias e soluções para frear o desmatamento e alcançar as metas estabelecidas para o Brasil na COP 26, em reportagem também publicada no InfoAmazonia.
Os alunos da Agência Experimental da Unifap (Universidade Federal do Amapá) publicaram reportagem valorizando a presença do Instituto Mapinguari na COP. O Instituto também é do Amapá e foi convidado do podcast da Rede InfoAmazonia.
O Blog De Rocha!, também do Amapá, publicou uma série de reportagens sobre a COP 27, informando sobre os financiamentos que o estado está recebendo após as negociações, a presença da juventude amapaense e dos governadores locais.
No Acre, o site AC 24horas destacou a entrega da ”Carta da Amazônia”, documento assinado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e que foi entregue ao presidente eleito Lula. A carta pede que os investimentos e apoios aos estados da Amazônia sejam acelerados. “A Amazônia que queremos precisa acontecer agora”, disseram.
Também do Acre, o Comitê Chico Mendes participa da COP 27. A presidente Ângela Mendes participou do painel “Futuro da Amazônia: Principais soluções locais e indígenas”, falando do Projeto Jovens Protagonistas.
Neste mês a Agência Tambor, do Maranhão, não deixou de colocar a pauta ambiental no noticiário e publicou uma entrevista com o gestor ambiental Renan Pereira, em que ele é questionado sobre os danos da exploração de gás natural no estado e como pode contaminar o ar, causando doenças.
Rede Cidadã InfoAmazonia
O projeto Rede Cidadã InfoAmazonia iniciou em 3 de outubro, com o lançamento do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, a partir do webnário “Como a Amazônia fala da Amazônia”. A rede espera continuar estruturando parcerias com veículos locais para publicar e divulgar conteúdos socioambientais feitos na Amazônia.
A ideia é publicar reportagens, podcasts e newsletters. Os temas abordados são voltados para a cobertura socioambiental, mas também das próprias mídias e seus personagens locais.