O Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina apresenta novo mapa que descreve a perda de floresta -mais de 36.100 hectares- devido à inundações causadas por barragens, com foco especial na barragem de Jirau.
As terras baixas da Amazônia têm estado conectadas com a cordilheira dos Andes durante milhões de anos com só seis rios* (Caquetá, Madeira, Marañon, Napo, Putumayo e Ucayali), como podemos ver na Imagem 34a. Esta íntima conexão permite a alimentação da Amazônia com sedimentos e nutrientes dos Andes, assim como o passo de peixes (especialmente os bagres) migratórios até as suas áreas de desova nas montanhas andinas.
No entanto, um dos seis principais tributários andinos foi recentemente represada em seu principal canal: o rio Madeira, no oeste do Brasil (ver Quadro A). A represa Santo Antônio foi concluída em 2011, seguida pela represa Jirau águas acima em 2013. Note-se que estas barragens estão localizadas rio abaixo do rio Madre de Dios (um dos principais afluentes do rio Madeira), então impactos ecológicos (por exemplo, interrompimento do trânsito de bagres migradores **) também são muito relevantes para o Peru também.
Neste MAAP # 34, é descrita a perda de floresta -mais de 36.100 hectares- devido à inundações causadas pelas barragens, com um foco na represa Jirau.
Zoom A: Perda de Bosque por Inundações