O Serviço de Parques Nacionais do Peru detectou aumento da mineração ilegal em uma patrulha aérea para avaliar possíveis impactos de atividades ilegais na região.
Arquivos Mensais:outubro 2015
Três países amazônicos, três abordagens para a redução do desmatamento
Brasil, Peru e Colômbia têm as maiores partes da Amazônia, e todos têm políticas divergentes que tiveram sucesso variável na redução do desmatamento.
Equipe do Ibama é atacada a tiros por madeireiros ilegais no Maranhão
Uma equipe de fiscalização do Ibama foi atacada a tiros no dia 16 de outubro por criminosos que roubavam madeira da Terra Indígena Arariboia, no município de Arame, no Maranhão. Um agente foi ferido.
Padrões e drivers para o desmatamento na Amazônia peruana
Relatório identificou três principais causas do desmatamento na Amazônia peruana: plantações em grande escala de dendê e cacau, mineração de ouro e cultivo de coca.
Livro eletrônico mostra comportamento de indústrias extrativas no Peru
Livro “Excessos impunes” traz relatórios com provas e casos na mineração e no setor petroleiro no país.
Queimadas no Brasil: Mais fumaça no horizonte do Amazonas
Doze mil focos registrados: este já é o ano com maior número de queimadas detectados no estado do Amazonas, desde o início da série história, em 1998.
O resgate do mundo shipibo através da Educação Intercultural Bilíngüe
Saiba mais sobre o trabalho que fazem em Pucallpa o professor da etnia Shipibo Gamaniel Monteluisa e outros mestres deste povo da Amazônia para manter sua língua e tradições através da Educação Intercultural Bilíngüe
Índios dizem que petroleira boliviana “matará” 17 mil castanheiras do Pará
Indígenas que se dedicam à coleta de castanha denunciaram que a petroleira estatal boliviana YPFB matará 17.000 castanheiras com a possível exploração de petróleo em seu território.
National Geographic: Uma viagem mostra as ameaças à Amazônia
Uma viagem na região amazônica, onde milhares de espécies vivem em um delicado equilíbrio que está ameaçado pela exploração madeireira, mineração, agricultura, construção de estradas, exploração de petróleo e de gás.
Mudanças climáticas: Aquecimento pode triplicar seca na Amazônia
Modelos de computador sugerem que leste amazônico, que contém a maior parte da floresta, teria mais estiagens, incêndios e morte de árvores, enquanto o oeste ficaria mais chuvoso.