No comando do Ministério do Meio Ambiente no primeiro governo Lula, Marina Silva teve no plano ‘BR-163 Sustentável’ a principal tentativa para evitar o desmatamento causado por estradas na Amazônia. A reportagem da Folha foi ao interior do Pará para checar o que ocorreu com o plano.
Posts relacionados
Boom sul-americano das commodities impulsiona desmatamento e conflitos por terra
janeiro 8, 2015
O boom das commodities desencadeou uma nova disputa por petróleo, minerais e terras agrícolas que acelera o desmatamento e alimenta uma nova onda de conflitos desde a Colômbia até o Chile.
Grilagem faz floresta virar fumaça no maior estado brasileiro
outubro 9, 2020
Sem modelo de desenvolvimento sustentável, florestas do Amazonas cedem à especulação fundiária e trilham caminhos que abateram a biodiversidade em MT e RO. Em 2020, o estado é o terceiro mais queimado no Brasil.
Gado ilegal dispara na Terra Indígena Arariboia em ano mais letal para os Guajajara
junho 19, 2024
Uma investigação de um ano da Mongabay rastreou várias dezenas de atividades ilegais ou suspeitas na Terra Indígena Arariboia e em seus arredores nos últimos anos, sobretudo exploração madeireira, desmatamento e criação de gado, e revelou um claro aumento nos crimes ambientais na região em meados de 2023, o ano mais mortal para os indígenas Guajajara da Arariboia desde 2016.