Sob promessas de Bolsonaro, garimpeiros voltam a acreditar na retomada da exploração de ouro na mina mais famosa do Brasil
A UTOPIA DE SERRA PELADA
MINERAÇÃO
A Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada conta com a intervenção do presidente Jair Bolsonaro (PL) para reativar a mineração no mesmo local onde funcionou, entre os anos de 1978 e 1992, o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo.
Chamado de “Plano A”, a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada quer vender os direito de exploração da mina e dividir o valor entre os garimpeiros associados.
Serra Pelada atraiu mais de 100 mil garimpeiros para Curionópolis, no Pará. Hoje, são mais de 40 mil associados, dos quais cerca de 11 mil estão em dia e aptos a receberem valores de uma eventual venda da mina.
Embalados por promessas de que a negociação seria facilitada por Brasília, a última assembleia realizada pelo grupo também referendou um apoio em massa dos garimpeiros à candidatura de Bolsonaro e seus aliados.
Em 2019, os representantes de Serra Pelada estiveram com Bolsonaro em Brasília e entregaram um pedido de intervenção federal na mina. Na ocasião, Bolsonaro disse que, se preciso, convocaria as Forças Armadas para assegurar o retorno de Serra Pelada.
O terreno onde funcionou o garimpo de Serra Pelada, de mais de 100 hectares, foi desapropriado da mineradora Vale em 1984, pelo general Figueiredo, durante o governo militar, e doado à Cooperativa.
No entanto, a atividade manual na área está proibida desde 1992. No local, a cratera de 24 mil metros quadrados aberta pelos milhares de garimpeiros forma um grande lago de 200 metros de profundidade.
Mas essa não é primeira vez que políticos vendem promessas em Serra Pelada.
Em 2007, a Cooperativa assinou contrato com a mineradora canadense Colossus, que reativaria a mina mediante o pagamento de 25% do lucro aos garimpeiros.
“Nos dias de hoje é impossível reativar o garimpo de Serra Pelada, geologicamente é uma possibilidade que colocaria pessoas em risco. Já a atividade industrial ainda não se mostrou viável.”
Elmer Prata Salomão, geólogo e conselheiro da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral

A Colossus chegou a captar recursos na Bolsa de Toronto, no Canadá, mas o projeto Serra Pelada nunca saiu do papel. Em 2014, alegando dificuldades financeiras, a empresa fechou o capital, demitiu funcionários e sumiu de Serra Pelada.
O roteiro não é muito diferente, mas agora, ao invés de parceria, os garimpeiros querem a venda da mina e a divisão do dinheiro em partes iguais.
Nos dias 17 e 18 e julho de 2022, eles voltaram a se reunir em Serra Pelada para referendar a decisão pela venda da mina, que será novamente levada a Bolsonaro.
REPORTAGEM
Fábio Bispo

EDIÇÃO E MONTAGEM
Laiza Lopes

IMAGENS Rudi Böhm/Flickr Mídia Ninja; Isaac Nobrega/ Presidência da República; Colossus/Divulgação; Redes Sociais/Divulgação; Sérgio Gonçalves/Flickr; Serra Pelada/YouTube

IDENTIDADE VISUAL
Clara Borges