O que é ponto de não retorno da Amazônia
Saiba por que essa expressão se tornou frequente para falar da maior floresta tropical do mundo
DESTRUIÇÃO
Derivada do inglês tipping point, a expressão significa um determinado limite ou situação que, quando alcançado, não mais permitiria o retorno ao estado anterior. O sistema perde sua capacidade de regeneração.
Seu uso se tornou mais frequente devido a estimativas científicas que preveem a conversão da floresta tropical amazônica em um ambiente seco, com cenários de vegetação rala e esparsa.
Estudos científicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que algumas partes da floresta, como o sudeste da Amazônia brasileira, já estão chegando a um ponto de não retorno.


Os principais agentes desta possível transformação são o desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas, todos causados pela ação humana.
A transformação da floresta neste ambiente seco impacta na redução de chuvas, pois a Amazônia é uma fábrica de chuvas para o país. Esse fenômeno já é perceptível em algumas regiões.
“Temos de parar de desmatar e tacar fogo porque o Brasil e o mundo precisam da Amazônia. Ela é a nossa garantia climática. Estamos transformando uma grande vantagem num acelerador de mudanças climáticas e de redução de chuvas.”
Luciana Gatti, cientista do Inpe

Texto: Aldem Bourscheit
Edição: Sílvia Lisboa
Revisão técnica: MapBiomas
Ilustração: Julia Lima
Fotos: Vinícius Mendonça (Ascom/Ibama), Ana Cotta, Bruno Kelly/Amazônia Real
Montagem: Laiza Lopes
Identidade Visual: Clara Borges