Postado emCovid-19

Pandemias na Amazônia

Pandemias na Amazônia é um mapeamento colaborativo das narrativas e relatos sobre os modos de pensamentos e as estratégias dos povos indígenas e comunidades tradicionais em torno das crises epidêmicas e ambientais na Amazônia.

O projeto desenvolvido pelo NEAI/UFAM (Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena) com o InfoAmazonia permite às comunidades e/ou seus mediadores inserir em uma plataforma digital conteúdo de texto, áudio e vídeo. São reflexões sobre a situação em que vivem e sobre suas estratégias de manutenção da saúde de seus corpos e da habitabilidade de seus territórios.

O projeto nasce da iniciativa de antropólogos/as, pesquisadores/as indígenas do NEAI que iniciaram a escrita de uma coleção de textos e de relatos em áudio sobre a pandemia da COVID-19.

O mapeamento expande essa ação para visibilizar as perspectivas culturais de outros povos, ofertando ao mundo outras formas de entendimento sobre as pandemias e diversas formas de cuidado e cura promovidas pelos povos das florestas e das águas na Amazônia.

Leia aqui todos os relatos de Pandemias na Amazônia

Entendemos a pandemia como um fenômeno socioambiental mais amplo que agrega aspectos políticos, socioeconômicos, biológicos e culturais. As dinâmicas comerciais globais e a circulação de pessoas não apenas transportam cifras, mercadorias, sujeitos e ideias, mas também material genético, microorganismos, tais como bactérias, fungos e vírus.

Isso torna impossível dissociar aspectos biológicos e socioculturais das epidemias e das crises ambientais que afetam a Amazônia e seus povos. Dinâmicas que vêm se tornando preocupantes com a emergência climática e com o desmatamento da floresta.

É nesse sentido que gostaríamos de ampliar a ideia de pandemia, entendendo-a como toda forma de contaminação que interfere e impacta os corpos e as vidas dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, cuja Covid-19 é mais uma de suas graves manifestações.

Outras pandemias, como as invasões dos territórios tradicionalmente ocupados por grileiros, desmatadores e garimpeiros, contaminação por mercúrio, depredações de terreiros, imposições religiosas, políticas racistas e anti-indígenas e os efeitos das mudanças climáticas alastram-se como verdadeiras chagas de grandes proporções ao produzirem severas consequências sobre os territórios-corpos e os territórios-terras dos diversos povos que habitam as florestas e as cidades da Amazônia.

Assista à live do lançamento do Projeto Pandemias na Amazônia

Coordenação
Coordenação
Luiza Dias Flores
Thiago Mota Cardoso
Jonilda Tariano
Gustavo Faleiros
Gilton Mendes dos Santos

Edição
Guilherme Soares
Gustavo Faleiros
Juliana Mori