: (Português) Marcos Terena: “Indígena é potência de saberes. Seu conhecimento é a universidade do mundo”

(Português) Marcos Terena: “Indígena é potência de saberes. Seu conhecimento é a universidade do mundo”

Sun April 26th, 2020

Marcos Terena, pioneiro do movimento indígena nos anos 70, é o terceiro entrevistado da web série “Vozes da Floresta – A Aliança dos Povos da Floresta de Chico Mendes ao nossos dias” .

Considerado o primeiro “índio aviador”, como ele mesmo define, Terena formou-se na acadêmia da aeronaútica antes de se tornar parte de um grupo de 15 ativistas indígenas na Universidade Nacional de Brasília (UNB). Esteve também na vanguarda de lideranças que lançou candidaturas ao Congresso Constituinte.

Apesar de não ter sido eleito, nunca deixou de atuar na defesa dos direitos dos povos indígenas. Na entrevista ele revela os embates com o governo militar e a pressão sofrida por estudantes indígenas em Brasília naquele período. A Funai,

Também nos dá mais detalhes como atuou, nos anos 80, na interlocução com o movimento indígena para garantir a aproximação dos seringueiros, liderados por Chico Mendes. “Naquele tempo, seringueiros tinham medo dos indígenas, e os indígenas tinham medo dos seringueiros; não foi fácil.”

O primeiro passo, ele revela, foi o entendimento que a conservação das florestas, tinham como principal objetivo “o nosso bem viver.” “Isso gerou um força única”, pontua. O desafio então passou, como levar essa aliança para todo o Brasil.

Mas a luta nunca terminou e ele crítica a constante deterioração da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Vão tentar destruir a imagem dos indígenas. Vão tentar fazer com que as terras indígenas sejam uma fonte de gerar lucro. Toda a riqueza do homem branco gera pobres e gera ricos.”

Assista a entrevista completa

Sobre a série

“Vozes Da Floresta – A Aliança dos Povos da Floresta de Chico Mendes a Nossos Dias” é uma série composta por entrevistas com lideranças indígenas, extrativistas e militantes refletindo sobre as lutas pela preservação das florestas e dos direitos dos povos que a habitam, lembrando o passado e o presente desta poderosa articulação entre indígenas e seringueiros.

Traz momentos importantes dessa história, que teve entre suas lideranças Chico Mendes, seringueiro que conseguiu projeção internacional nos anos 1980 discutindo a questão da preservação das florestas brasileiras, e que por sua luta foi covardemente assassinado a mando de fazendeiros em 1988.

Dirigida e roteirizada pelo cineasta e jornalista Thiago B. Mendonça, autor de diversos filmes premiados entre ficções e documentários como “Jovens Infelizes” (2016), “Entremundo” (2015), “Procura-se Irenice” (2015), “A guerra dos gibis” (2013) e “Piove, il film di Pio” (2012),a série foi produzida com o apoio do Rainforest Journalism Fund, em associação com o Centro Pulitzer. A produção é da Memória Viva, em parceria com o Le Monde Diplomatique e tem o apoio da InfoAmazonia e da Saci Filmes do Acre.

Veja também
O primeiro episódio foi com Ailton Krenak que discutiu a ideia da Aliança para os dias de hoje, o que é ser índio no Brasil

×

Find the location

Find

Result:

Latitude:
Longitude:

Finish geocoding

×

Submit a story

Do you have news to share from the Amazon? Contribute to this map by submitting your story. Help broaden the understanding of the global impact of this important region in the world.

Find location on map

Find location on map