Democracia Digital firmou parceria com o Projeto ClearWater para criar um mapa interativo que conta a história das comunidades indígenas da Amazônia equatoriana. Após anos de contaminação por petróleo, os líderes locais se uniram para construir sistemas de captação de água da chuva como fonte de água potável. O mapa reúne fotografias, histórias e imagens de satélite para orientar o usuário durante uma jornada animada do trabalho de ClearWater para levar água potável a milhares de pessoas na Amazônia equatoriana. Veja o mapa aqui http://www.giveclearwater.org/project/ .
“Nós queríamos desafiar as limitações atuais para contar histórias narrativas através de mapas on-line”, disse Gregor MacLennan, arquiteto-chefe do site e diretor do Programa para a Democracia Digital (Dd). “As histórias são parte do mapa, e não contrário. Quando funcionários da ClearWater atualizam uma planilha do Google com pontos de GPS e fotos, seu trabalho é imediatamente visível para os financiadores e apoiadores ao redor do mundo”.
O mapa da ClearWater muda a forma usual em que os leitores on-line vêm mapas. Histórias são conectadas ao longo de um marco narrativo que guia o usuário através das comunidades e as histórias em destaque. O site utiliza tecnologias de web de ponta para ir além dos limites do que é possível no mapeamento online.
“Este inovador mapa online permite que as pessoas ao redor do mundo visualizem a vida das comunidades indígenas na Amazônia ocidental que habitam a fronteira entre floresta selvagem e o desenvolvimento industrial”, disse Mitch Anderson, diretor internacional de Clearwater. “No momento em que a indústria está causando danos incalculáveis aos povos indígenas e aos últimos lugares selvagens do planeta, esta tecnologia serve como uma espécie de ferramenta de redenção da globalização, utilizando tecnologia de ponta interativa e a narração de histórias para destacar as ameaças que as comunidades enfrentam, e as soluções eles estão construindo”.
O mapa interativo faz parte do Programa de Acesso Remoto de Digital Democracy, financiado por uma doação da Knight Foundation News Challenge, que se concentra na construção de ferramentas para ajudar as comunidades em áreas remotas para reunir, gerenciar e compartilhar mais facilmente informações sobre os direitos humanos e abusos ambientais. Além de colaborar com ClearWater no Equador, a Dd está testando novas ferramentas com comunidades indígenas no Peru, Guiana e México.
“Em Digital Democracy acreditamos que novas ferramentas tecnológicas podem e devem ser usadas para amplificar as vozes marginalizadas, ajudando as comunidades locais a contar suas próprias histórias sobre as ameaças que eles enfrentam”, disse Emily Jacobi, diretor executivo da Dd.

Ainda não há comentários. Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.